Notícias

Maio Amarelo: Arena Trânsito reúne mais de 500 pessoas no Espaço Cultural

publicado: 29/05/2019 17h14, última modificação: 29/05/2019 17h14

Mais de 500 alunos da rede estadual de ensino, além de professores e representantes institucionais do sistema de trânsito na Paraíba foram os responsáveis pelo sucesso do evento Arena Trânsito, promovido nesta quarta-feira (29) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, dentro da programação alusiva ao Movimento Maio Amarelo.

O palco montado no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural abrigou um talk show, com a participação do professor em educação de trânsito, Samuel Aragão; do presidente da Ong ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida), Luis Carlos André; do membro do Motoclube Conquistadores do Asfalto, Thiago Ruffo; do enfermeiro do Samu, Aerton Meireles, e do agente da Operação Lei Seca, Leonardo Francelino.

O Arena Trânsito foi aberto pelo coordenador da Uninassau, João Nunes, que discorreu sobre a satisfação em apoiar e participar de tão importante evento para a sociedade, e conclamou os jovens a fazerem a diferença no trânsito, num futuro próximo.

No seu depoimento, o superintendente do Detran, Agamenon Vieira, também destacou a presença dos estudantes de 12 escolas de João Pessoa e Mamanguape, solicitando que eles sejam mensageiros de um recado aos pais, irmãos e demais condutores do ciclo familiar, no sentido de que não usem celular ao dirigir, respeitem a faixa de pedestres, não misturem álcool e direção, e que os motociclistas usem o capacete.

“Não é mais possível ficar omisso diante de uma guerra. Neste país estão morrendo entre 50 e 60 mil pessoas por ano, em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 70% desse número envolvendo motociclistas”, disse Agamenon, apontando como uma das saídas para “essa epidemia” a implantação da disciplina de educação de trânsito nas escolas brasileiras.

Além do superintendente e demais membros da diretoria, a ação idealizada pela Coordenação de Educação de Trânsito (CET), ao lado dos dirigentes e professores da Uninassau, contou ainda com a participação de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e servidores do Detran da Paraíba.

Segundo a coordenadora da CET e representante do poder público do Maio Amarelo no Estado, Ana Paula Buzetto, o mês de maio termina nesta sexta-feira, mas as ações voltadas para a preservação das vidas não se encerram com a data. “Precisamos cuidar das nossas vidas diariamente, porque são muito valiosas para todos nós”.

A atividade contou ainda com a animação com mamulengo pela Ong ETEV e demonstração do uso do etilômetro pela equipe da Lei Seca, além de debates com a participação dos estudantes. O Arena Trânsito foi o último grande evento do Maio Amarelo em João Pessoa. O encerramento será nesta sexta-feira (31), às 9h, no Sesc Centro, em Campina Grande, numa parceria com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).