Notícias

Hospital de Queimadas elege ‘Bebê Prefeito 2022’ em ação de conscientização sobre pré-natal

publicado: 07/12/2022 16h16, última modificação: 07/12/2022 17h23
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Lucinara e Lucas com representantes do Hospital e Prefeitura de Queimadas.jpg
Lucinara e representantes do hospital e Prefeitura de queimadas.jpg
ses diretora Administrativa do Hospital de Queimadas Eva Cordeiro com Lucas Adriel.jpg
ses Luciana e Lucas e enfermeira de Pre_Natal de Queimadas, Wellynna Candeia.jpg
ses Lucinara e Lucas Adriel e kit gestante bebe prefeito queimadas.jpg

Uma ação que destaca a humanização no parto e nascimento de bebês foi desenvolvida pelo Hospital Geral de Queimadas, em parceria com a Prefeitura local, durante a Semana do Bebê, que ocorre de 04 a 12 deste mês,  com a concessão do título ‘Bebê Prefeito’ ao recém-nascido Lucas Adriel, que nasceu na unidade nessa terça-feira (6), às 9h33. Filho de Lucinara de Medeiros e Bruno Rodrigues, Lucas nasceu de parto natural, pesando 3,390 kg e medindo 49cm. Para receber o ‘título’, mãe e filho precisam corresponder a critérios que fortalecem a atenção e saúde de ambos.

O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância de um bom pré-natal e de ações de humanização antes, durante e após o parto. Por isso, a mãe precisa apresentar o Cartão de Gestante devidamente preenchido, ter o Cartão do SUS, a vacinação em dia, atestar um pré-natal com sete ou mais consultas, ter realizado os exames de rotina preconizados pelo Ministério da Saúde, ter também realizado o pré-natal odontológico, visita prévia, antes do parto, na maternidade de Queimadas e ter um acompanhante de livre escolha na hora do parto. Para o bebê também há exigências a serem cumpridas, a exemplo de ter nascido de parto natural, ter tido contato com a mãe logo após o nascimento, ter um clampeamento (corte) de cordão umbilical oportuno, ter sido amamentado desde a primeira hora de vida, estar em alojamento conjunto com a mãe, ter a caderneta de saúde da criança devidamente preenchida, as vacinas BCG e Hepatite B, ter o registro civil e o cartão do SUS, que é providenciado após o nascimento.

Além de todos os cuidados recebidos antes, durante e após o parto, o ‘Bebê Prefeito’, é premiado simbolicamente com a outorga da Chave da Cidade de Queimadas e a mãe recebe um kit maternidade contendo vários itens úteis, inclusive, uma banheira. “Essa ação reforça os laços de afetividade de mãe e filho e também da instituição onde tudo começa, que é a maternidade, o local de nascimento. E a equipe do Hospital de Queimadas fica extremamente feliz de poder participar dessa ação que reforça, sobretudo, a acolhida humanizada que tanto defendemos e praticamos em nossa maternidade todos os dias do ano”, destaca a diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro. Ela prestigiou a outorga da ‘Chave da Cidade’, com a participação de representantes da Prefeitura, e fez a entrega do kit gestante para a mãe de Lucas Adriel.

Lucinara, que mora no Sítio Baixa Verde, em Queimadas, elogiou a ação e destacou a acolhida recebida pela equipe do Hospital de Queimadas. “Me senti segura, recebi muito carinho e atenção e estou muito feliz de voltar para casa com meu filho nos braços saudável e forte”, disse ela, que também agradeceu o recebimento do kit gestante.

 Vale lembrar que, este ano, o Hospital de Queimadas recebeu da Secretaria Estadual de Saúde vários equipamentos para o setor de obstetrícia que possibilitaram melhorar a assistência às gestantes e recém-nascidos. Entre os equipamentos que foram entregues destacam-se dois berços aquecidos para RN, um aparelho para fototerapia, uma incubadora de transporte, uma poltrona reclinável, um monitor multiparâmetro, três berços de acrílico e três camas hospitalar motorizada. O acolhimento humanizado das gestantes também são diferenciais da unidade que dispõe de sala especial para pré-parto, dotada de equipamentos que auxiliam as futuras mamães nos momentos que antecedem o parto, além de todo cuidado da equipe neste momento tão especial para as mulheres. O Hospital Geral de Queimadas além de ser referência em obstetrícia e ginecologia, também atende em clínica médica e pediatria, além de dispor de atendimento de urgência e emergência para toda a 15ª região de saúde.

De janeiro a novembro deste ano, o Hospital de Queimadas já registrou 754 partos, sendo 462 cesáreos e 292 normais e 1.857 consultas obstétricas e 258 ginecológicas.