Lançamentos de livros infantis comemoram a semana da criança na Livraria A União

publicado: 10/10/2023 10h33, última modificação: 10/10/2023 12h38

A Editora A União e a Livraria a União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), preparam o lançamento de livros infantis para celebrar a semana em que se comemora o Dia das Crianças. O livro Dona Cotinha: a vaca voadora, de Messina Palmeira, será lançado nesta quinta-feira (12), às 14h; e O Menino e o Mar, de Clarissa Santos, no sábado (14), às 16h, ambos na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O lançamento de Dona Cotinha: a vaca voadora, da escritora e jornalista paraibana Messina Palmeira, acontece dentro da programação do ‘Espaço da Criança’, organizado anualmente pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), com atividades alusivas ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.  Messina tem mais de 10 livros publicados, a maioria infantis, sendo este o terceiro que leva o selo da Editora A União.

A autora conta que desde cedo se interessou pelos livros, mas foi a maternidade que revelou seu lado escritora. “Quando tive meus filhos, contava para eles as histórias tradicionais e as criadas por mim. Eu percebia que eles se interessavam mais pelas minhas histórias. Contei à minha mãe e ela disse: passe para o papel e comece a publicar. Isso aconteceu lá no início dos anos de 1980, quando a gente ainda tinha máquina de escrever. Comecei, então, a publicar minhas histórias: Doriana e a Escova Azul, Meu Álbum de Pintura e Fantasia, A História do Arco-íris, De Menino de Engenho a Escritor do Mundo...”, lembra.

A criação de Dona Cotinha: a vaca voadora, segundo a autora, veio da história de um evento protagonizado pelo conde Mauricio de Nassau na época da ocupação holandesa no Nordeste do Brasil, no século 17. Messina Palmeira narra que Nassau precisava construir uma ponte em Recife, e como não tinha verba disse que se conseguisse arrecadar o dinheiro por doações faria uma vaca voar. Para cumprir a promessa, fez, em determinada noite, uma vaca de papel, presa numa corda, atravessar o rio Capibaribe pelos ares. Inspirada nessa história nasceu Dona Cotinha: a vaca voadora, que vive muitas aventuras indo voando até Paris em busca de um estilista que faça um sutiã para as suas quatro tetas. As ilustrações são de Luísa Mota Carneiro.

Em O Menino e o Mar, que será lançado no sábado, Clarissa Santos faz pensar sobre como toda criança deveria poder, em algum momento, conhecer e desfrutar do mar, e convida a conhecer a história de um menininho muito esperto que já descobriu seu lugar preferido no mundo. A publicação é seu primeiro livro infantil e tem ilustrações de Milla Bioni.

A autora é paraibana, mestre em Língua Portuguesa, revisora de textos e apaixonada pela leitura e escrita desde criança, além de mãe de primeira viagem. “A maternidade despertou ainda mais meu interesse pela leitura de livros infantis, aguçando minha observação sobre o universo das crianças e me inspirando a escrever para esse público. Meu filho, Tito, chegou depois de uma longa jornada de perseverança e fé, e é para ele que dedico esta obra”, explicou Clarissa.

Lançamento: Dona Cotinha: a vaca voadora

Data: 12/10 (quinta-feira)
Hora: 14h
Local: Livraria A União - Praça do Povo do Espaço Cultural - R. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho, João Pessoa – PB