Juízes elogiam modernização no Hospital de Coremas para aperfeiçoar atendimento aos pacientes

publicado: 17/08/2023 15h58, última modificação: 17/08/2023 16h04
WhatsApp Image 2023-08-17 at 16.02.12 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 16.02.12.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 16.02.13.jpeg

O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, amplia serviços, renova parque tecnológico e realiza melhorias no atendimento ao paciente, cujas ações integram o plano de interiorização e estruturação da assistência de saúde do Governo da Paraíba. Os avanços na unidade, como a informatização dos setores, a modernização do laboratório e os novos equipamentos chamaram a atenção dos juízes-corregedores do Tribunal de Justiça da Paraíba, Antônio Carneiro de Paiva Júnior e Aparecida Sarmento Gadelha, em visita realizada ao serviço nessa quarta-feira (16).

A visita começou pela recepção do hospital, onde a comitiva formada também por outras autoridades pôde conhecer o novo sistema informatizado de atendimento ao paciente que, desde a última semana, tem controle eletrônico, com chamadas via painel eletrônico e classificação de risco. Em seguida, o grupo conheceu o setor de Raios-X, cujo equipamento passou do modelo analógico para digital, e ainda alguns setores, a exemplo do novo laboratório, da CME, Centro Cirúrgico, e também as enfermarias, onde foi mostrada a disponibilidade de novos leitos e cadeiras reclináveis.

A diretora geral do hospital ressaltou que a unidade é uma das referências do Programa Opera Paraíba, na realização de cirurgias de catarata. “Desde 2021 que o hospital de Coremas integra o Programa e de lá para cá já realizamos 1.986 cirurgias, sendo 736 somente nos quatro mutirões deste ano”, explicou Josielma Oliveira, que também falou sobre a rede interligada do Programa Coração Paraibano, que já salvou muitas vidas. Neste caso, os pacientes são regulados de Coremas e outras unidades do sertão para o Hospital de Patos, que disponibiliza os serviços de hemodinâmica.

“Eu tive uma alegria muito grande em visitar o hospital de Coremas e constatar que vi uma das unidades de saúde mais bem cuidada que eu visitei nos últimos dias e não digo isso para agradar, até porque não precisa disso”, afirmou o juiz Antônio Carneiro, complementando que o hospital de Coremas é o único que ele visitou que não tem cheiro de hospital. “Quero parabenizar a toda equipe da unidade pela organização e pelos serviços prestados à população”, finalizou o juiz, elogiando em especial a atuação da diretora geral do hospital.

O vereador de Coremas Laedson Andrade, que também integrou a comitiva que visitou o hospital, disse que é salutar essa harmonia entre poderes. “É importante as instituições caminharem harmonicamente porque, de uma forma ou de outra, a atuação delas impactam na sociedade e, neste caso específico do hospital, foi muito bom constatar os avanços do hospital e melhoria na assistência prestada à população”, disse ele. O vereador Ednaldo Pereira, de Coremas, que também esteve presente, destacou os avanços da unidade de saúde. “O hospital de Coremas evoluiu bastante e é a maior referência de instituição de saúde no nosso município e de cidades circunvizinhas”, ressaltou.