Jovem Aprendiz: Socioeducandos da Fundac assinam contrato com a Cagepa

fundac contrato de jovem aprediz pela cagepa para socioeducandos (1).jpg
fundac contrato de jovem aprediz pela cagepa para socioeducandos (3).jpg
fundac contrato de jovem aprediz pela cagepa para socioeducandos (5).jpg

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) dá mais um passo na inserção de socioeducandos e egressos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), no Programa Jovem Aprendiz. Após assinado o convênio de mútua cooperação técnica entre os gestores da Fundação e da Cagepa, chegou a hora dos jovens assinarem os contratos e terem suas carteiras de trabalho devidamente assinadas.

Na segunda-feira (18), o primeiro jovem a ser inserido no Programa foi um egresso do Lar do Garoto (Lagoa Seca) e nesta quarta-feira (20) mais cinco jovens da Semiliberdade (sendo quatro ainda em cumprimento de medida e um egresso) tiveram a oportunidade de assinar o contrato de trabalho com a Cagepa e serem os mais novos jovens aprendizes da empresa.

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundac, a parceria com a Cagepa vai possibilitar que esses jovens retomem suas vidas, tendo uma oportunidade que não tiveram antes. “É uma prova do compromisso do Governo do Estado com as demandas sociais, e a Fundac vem dando ênfase a esse processo de profissionalização”, ressaltou.

“Uma parceria muito engrandecedora e produtiva, não só para a empresa, enquanto responsabilidade social, mas também pela oportunidade de trazer a reflexão para esses jovens, de que é possível uma vida, uma escolha além da que os levou para o cumprimento da medida, uma nova oportunidade e perspectiva de vida”, enfatizou Gicelle Bonifácio, gerente de capital humano da Cagepa, lembrando o quão bom seria se todas as empesas abrissem as portas para esses jovens “que são seres humanos e merecem uma segunda chance”.

“Essa é a primeira vez que vou trabalhar com carteira assinada. Está sendo uma oportunidade maravilhosa, que não é para qualquer um. Estou muito feliz! Espero poder ajudar aos meus avós e a minha mulher e seguir minha vida tranquilamente, largando tudo desta vida mundana, para me tornar alguém”, desabafou K.V.C., socioeducando da Semiliberdade.

Para Celyane Souza dos Santos, coordenadora do Serviço Egresso da Fundac, a parceria está sendo um grande avanço, no que se refere aos egressos do sistema socioeducativo. “É de extrema importância a inserção desses ex-socioeducandos no Programa Jovem Aprendiz da Cagepa, para que eles possam aprimorar a sua capacitação e profissionalização”, disse Celyane que, junto a Silvana Cibelle, coordenadora do eixo Profissionalização da Fundac, vem acompanhando todos os processos de inserção dos jovens no Programa.

Luiz Antônio, diretor do Lar do Garoto, acredita que a parceria entre a Fundac e a Cagepa, que já contempla um egresso do Lar do Garoto, é mais uma grande conquista junto à melhoria do atendimento nas medidas socioeducativas do Estado. “Podemos e teremos efetivamente grandes resultados após a desinternação de socioeducandos, com a tão sonhada profissionalização, essa agregada à aprendizagem e o compromisso dos contemplados. Sou muito grato ao Governo do Estado, à Sedh e à Fundac por mostrar que, através do nosso trabalho, mudamos vida.”, disse o diretor.

“É gratificante demais propiciar esse momento a jovens socioeducandos, porque a gente começa a ser parceiro de políticas onde transformações de vidas acontecem. Será um trabalho desafiador de quebra de paradigmas e, tê-los junto conosco, faz parte de uma política afirmativa de inclusão da nossa empresa. Para a gente, isso é um trabalho inovador e promissor que, certamente, terá frutos maravilhosos”, acrescentou a gerente de capital humano da Cagepa.

Programa Jovem Aprendiz - O programa da Cagepa funciona para jovens entre 14 e 22 anos que estão regularmente matriculados no ensino fundamental. Eles trabalham na empresa 4 horas por dia, e passam por uma capacitação na instituição de ensino CIEE, aprendendo e executando funções em várias áreas da empresa desde a administrativa às diversas gerências, aprendendo desde tramitação de processos (administrativo) a convivência com nossos profissionais. Uma lei de aprendizagem que oportuniza jovens, inserindo-os no mercado, com a garantia de certificado, carteira assinada, direitos trabalhistas e remuneração.