Jornada de Brejo do Cruz aborda o fortalecimento da agricultura familiar

publicado: 27/11/2023 15h34, última modificação: 27/11/2023 15h34
Brejo do Cruz-0.jpg
Brejo do Cruz-05.jpg
Brejo do Cruz-04.jpg
Brejo do Cruz-02.jpg
Brejo do Cruz-01.jpg

O Governo da Paraíba realizou na sexta-feira (24), por meio da Gerência Operacional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em Catolé do Rocha, em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e Prefeitura Municipal de Brejo do Cruz, mais umas Jornada Paraíba Produtiva bastante movimentada. O evento se constituiu em momento para troca de experiências entre os agricultores familiares e técnicos e, por parte das instituições financeiras, houve encaminhamento de propostas de operações de financiamento em diversas modalidades.

Executada pelo extensionista Moisés Paiva e pelo gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha, José Wilson da Silva, a jornada teve parceria da Prefeitura municipal local, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio do prefeito Tales Torricelli e o do assessor Andeygley Mota.

O evento ocorreu durante a Feira do Produtor Rural, que acontece toda sexta-feira no município, e contou com a participação de estudantes da UEPB (campus IV), do grupo Redes Santa Luzia, do Banco do Nordeste, da Secretaria Municipal de Saúde e com integrantes da feira de artesanato. Ocorreram ainda atendimentos da Defesa Agropecuária, entrega de mudas frutíferas aos agricultores presentes, além de diversas apresentações artísticas.

O Banco do Nordeste, por meio de técnicos do Agroamigo, ministrou palestra sobre acesso ao crédito rural, e na ocasião foram assinados projetos de custeio e propostas de crédito. Em outro momento da Jornada, houve entrega de certificados aos participantes de quatro oficinas na área de Agroecologia, que foram realizadas pela Empaer e pela Secretaria Municipal de Agricultura durante este ano.

Os professores da UEPB José Geraldo e Paulo Linhares ministraram dois Cursos Técnicos de Agronomia de Extensão sobre Tratamento e Reutilização de Águas Cinzas na agricultura e outro sobre Solo.

Entre os presentes no evento estavam o prefeito Tales Torricelli e o vice-prefeito Gutemberg Alencar; Bivar Duda, secretário executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido; Hermes Arruda, vereador de Brejo do Cruz; Antônio Maia Neto, presidente do CMDRS; José Fernandes de Araújo,  presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brejo do Cruz; Rogéria Silva, gerente regional do Banco do Nordeste, e toda sua equipe; Herlon Barreto, gerente da Unidade Sanitária Animal e Vegetal (Ulsav) na região; Joe Vale, proprietário da Fazenda Malunga de Brasília; presidentes de associações Comunitárias rurais e demais autoridades da região.