Notícias

Jogos da Juventude seguem com competição entre equipes do CEA/JP

publicado: 06/09/2019 17h28, última modificação: 06/09/2019 17h28
1 | 2
2 | 2
jogos fundac.jpg
jogos fundac1.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac) segue competição entre equipes do CEA/JP, dentro dos 1º Jogos da Juventude. A ideia é revelar jovens com talento para o esporte profissional, especialmente para o futebol de campo e de salão. Já houve disputa entre equipes de jovens e adolescentes do Lar do Garoto, CEA/Sousa, Rita Gadelha, CSE, Semiliberdade e nesta sexta-feira (6) no CEA/JP. O encerramento acontecerá no Centro Educacional do Jovem (CEJ), no próximo dia 12, com a presença de olheiros de times profissionais.

A missão dos olheiros é identificar futuros jogadores com potencial para atuar no campo profissional. Esse projeto que revela campeões objetiva descobrir talentos no esporte entre adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade. Segundo o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, por meio deste projeto, há a pretensão de criar um núcleo de treinamento intensivo nas unidades socioeducativas e firmar parcerias com os times esportivos do Estado da Paraíba para que estes possam selecionar novos jogadores para os seus times.

“Para que possamos revelar campeões, precisamos primeiro revelar desejos, descobrir e despertar sonhos”, revelou Nilton. Os jogos desta tarde no CEA/JP ocorreram com equipes entre alas compostas por jovens e adolescentes em cumprimento de medidas. Segundo o coordenador, tudo transcorreu num clima de muita tranquilidade.

Dentro das unidades socioeducativas, Nilton informa que as práticas esportivas se colocam como ações de grande atração, sobretudo o futebol, futsal e voleibol. “São estes esportes que estimulam os jovens a pensarem regras e condutas e possibilitam convivência pacífica, amenizam conflitos e selam acordos de paz”, afirmou, ressaltando que, desta forma, é possível lapidar esse “talento” revelando um possível campeão.