João Azevêdo visita obras de instalação do Memorial Abelardo da Hora

obras memorial abelardo da hora foto francisco frança (8).JPG
obras memorial abelardo da hora foto francisco frança (9).JPG
obras memorial abelardo da hora foto francisco frança (11).JPG

O governador João Azevêdo visitou, nesta quarta-feira (31), as obras do Memorial Abelardo da Hora, que deverá ser inaugurado ainda em agosto. As obras de Abelardo da Hora, que faria 95 anos hoje, foram doadas à Paraíba pela família do artista pernambucano. A visita técnica foi prestigiada por filhos, netos, entre outros parentes do artista, além de diversos auxiliares do Governo do Estado.

Na ocasião, João Azevêdo destacou a importância e a responsabilidade da Paraíba ter sido escolhida para expor, de forma permanente, as obras de um dos maiores artistas brasileiros. "O Memorial Abelardo da Hora será um marco - eu não tenho nenhuma dúvida - para as artes na Paraíba. Primeiro, pelo valor de Abelardo da Hora. Segundo, pela oportunidade de criar uma nova visão de exposição, com a possibilidade de surgirem outros projetos de exposição permanente", disse.

"É uma honra para a Paraíba criar esse espaço, resultado de um trabalho que começou ainda com o então governador Ricardo Coutinho e com o também então secretário Lau Siqueira. Foi uma grande generosidade da família de Abelardo da Hora. Vamos correr para que possamos entregar esse espaço ainda em agosto", prosseguiu João Azevêdo.

A presidente do Instituto Abelardo da Hora e também filha do artista, Lenora da Hora, agradeceu o empenho do governador João Azevêdo. "Para nós é uma felicidade muito grande, já que temos raízes paraibanas - a minha mãe nasceu aqui. Por isso, agradecemos enormemente essa acolhida, que começou com o então governador Ricardo Coutinho e que, agora, ganha a atenção do governador João Azevêdo", comentou.

"Esse momento ganha ainda mais importância quando pensamos que estamos em um momento em que todos os canais de cultura vêm sendo fechados, e a Paraíba assume esse importante protagonismo em uma área tão importante, que é a cultura", ressaltou Lenora da Hora.

Ao todo, comporão o acervo do Memorial Abelardo da Hora, que funcionará no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, 179 peças, incluindo esculturas e gravuras, por exemplo.

Já o secretário Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, afirmou que o Memorial Abelardo da Hora colocará à disposição dos paraibanos ainda mais conhecimento. "Essa grande obra colocará o conhecimento à disposição não apenas dos paraibanos, mas também ao alcance de quem visitar o nosso Estado", completou.

A presidente da Fundação Espaço Cultural, Nézia Gomes, destacou que o acervo terá uma equipe exclusiva para atender à população. "Além de um espaço de visitação pela população, será um espaço importante para a universidade, para o curso de Artes Visuais, e um ponto do Expressionismo no Brasil", afirmou.

Valor artístico - Reconhecido como um dos maiores artistas brasileiros, Abelardo da Hora deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas, cerâmicas e gravuras. As 179 obras que irão compor o Memorial Abelardo da Hora no Espaço Cultural José Lins do Rêgo estão avaliadas em mais de R$ 11 milhões.

O pernambucano Abelardo da Hora nasceu em 31 de julho de 1924, na cidade de São Lourenço da Mata. Entre as realizações estão a criação da Sociedade de Arte Moderna do Recife e o Movimento de Cultura Popular.