João Azevêdo prestigia inauguração do Hospital da Prefeitura de João Pessoa e destaca importância do equipamento de saúde

publicado: 05/07/2024 16h04, última modificação: 05/07/2024 16h04
Fotos: Francisco França
PSX_20240705_124051.jpg
PSX_20240705_124248.jpg
PSX_20240705_124525.jpg
PSX_20240705_123640.jpg
PSX_20240705_123742.jpg
PSX_20240705_123444.jpg
PSX_20240705_123713.jpg
PSX_20240705_123822.jpg
PSX_20240705_124452.jpg
PSX_20240705_123932.jpg
PSX_20240705_124154.jpg
PSX_20240705_123409.jpg

O governador João Azevêdo acompanhou, no fim da manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Cícero Lucena durante a inauguração do Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, em solenidade realizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Construído pela Prefeitura da Capital, o equipamento teve investimentos da ordem de R$ 3 milhões e vai oferecer à população assistência intermediária entre a internação e o serviço ambulatorial, em que serão realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.

Na ocasião, o gestor paraibano destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa na melhoria da qualidade de vida da população. "Quando muitas mãos se unem em torno de um objetivo comum, esse objetivo é alcançado de maneira mais rápida e o resultado é sempre maior do que a gente esperava. Quero parabenizar, em nome do prefeito Cícero Lucena, toda a Prefeitura de João Pessoa por esse empreendimento. Esse hospital complementa o vazio assistencial que existe no Estado e, agora, a gente vai poder reduzir o impacto que existe em outros hospitais, diminuir o tempo na realização de procedimentos que levam dois, três meses para acontecer, melhorando a política de saúde", comentou, lembrando de algumas ações do Estado que caminham nesse sentido, a exemplo dos Programas Opera Paraíba e Coração Paraibano, que tem sido responsável por até 40% nas reduções de mortes por infarto agudo do miocárdio.

Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena também enalteceu a parceria com o Governo do Estado na busca para melhorar a qualidade de vida dos pessoenses. "Com este hospital que estamos entregando, além de atendimento ambulatorial, vamos ter exames de endocospia, colonoscopia, além de dois blocos cirúrgicos para pequenas cirurgias, como vesícula, hérnia e coluna", acrescentou, lembrando diversas parcerias com o Governo do Estado na área da saúde, como a instalação da hemodinâmica do Hospital Santa Isabel.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, classificou a entrega do Hospital Dia à população de João Pessoa como um dia histórico. "Esse dia é histórico para toda a nossa equipe, para a equipe do Governo do Estado. A população de João Pessoa tem melhorado a sua qualidade de vida cada vez, resultado da parceria sólida entre a gestão do governador João Azevêdo e do prefeito Cícero Lucena.  O Governo vem tomando conta de uma parte da cidade; a Prefeitura vem tomando conta de outra parte, não dividindo, mas unindo", disse.

O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, afirmou que a entrega do Hospital Dia é uma verdadeira revolução na saúde da população de João Pessoa. "Hoje, todos nós realizamos um sonho, que em menos de sete meses, quando apresentamos o projeto ao prefeito Cícero Lucena, se tornou realidade. Aqui nós faremos procedimentos como endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, ultrassom, além de pequenas cirurgias e cirurgias de médio porte também", acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, disse que a Capital está tendo uma oportunidade ímpar com a parceria entre a Prefeitura da Capital e o Governo da Paraíba. "A entrega do Hospital Dia representa melhoria na saúde das pessoas, e esse tem sido o lema do prefeito Cícero Lucena, que é cuidar das pessoas. Nesse sentido, a cidade de João Pessoa está tendo uma oportunidade ímpar, com um Governo parceiro e uma Prefeitura, também parceira. Em breve, além deste equipamento, teremos o Hospital da Mulher, uma grande obra da gestão João Azevêdo, lá no bairro de Cruz das Armas", acrescentou.

A solenidade de inauguração do Hospital Dia foi prestigiada, ainda, pelos deputados João Gonçalves e Mersinho Lucena, estadual e federal, respectivamente; pela secretária-executiva de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, além de outros auxiliares da gestão municipal, assim como por auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador). Vereadores, entre outras lideranças políticas, também estiveram presentes.

Funcionamento — É um novo serviço de saúde que passa a funcionar, das 7h às 19h, em regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, no qual serão realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.

A instituição também conta com um Centro de infusão de imunobiológicos, um bloco cirúrgico e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para realizar endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e ecocardiografia. O atendimento no local acontecerá a partir da Central de Regulação Municipal, visto que o Hospital Dia funcionará na modalidade porta fechada.

No equipamento, foram investidos recursos da ordem de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões para a estrutura do prédio e R$ 1 milhão em equipamentos.