Notícias
João Azevêdo prestigia abertura do 19º Fest Aruanda e destaca investimentos para fomentar o audiovisual paraibano
O governador João Azevêdo participou, na noite desta quinta-feira (5), em João Pessoa, da abertura da 19ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba (Fest Aruanda). Na oportunidade, o gestor destacou os investimentos do governo para fomentar a produção audiovisual na Paraíba.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a consolidação do Fest Aruanda e reforçou o compromisso do governo de fortalecer as políticas de incentivo cultural. “O Fest Aruanda faz parte do calendário cultural da Paraíba e a cada ano se renova, possibilitando que não só o trabalho dos paraibanos, mas nacional seja exibido. E o Governo da Paraíba mais uma vez se faz presente no Festival e no fomento à produção audiovisual paraibana, que vai desde a Lei Paulo Gustavo, ao investimento de R$ 1,2 milhão em 20 editais de cinema, ao Aruanda Play, um streaming que qualquer cidadão pode acessar, representando uma ferramenta poderosa para difundirmos a nossa arte”, elencou.
O diretor-executivo do Fest Aruanda, professor e cineasta Lúcio Vilar, agradeceu a colaboração do Governo da Paraíba para fazer do Festival um grande sucesso. “O Fest Aruanda tem um apoio muito importante do Estado, o que nos fortalece a cada ano, mostrando o papel social das empresas e dos órgãos públicos. O resultado disso é o Festival que começa hoje e eu espero que atraia um grande público”, comentou.
A gestão estadual apoia o Fest Aruanda por meio da PBGás e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), além da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.
O secretário de estado da Cultura, Pedro Santos, afirmou que o Fest Aruanda coloca a Paraíba no circuito dos grandes festivais de cinema do país e, por isso, conta com o reconhecimento e parceria da gestão estadual. “Esse ano, estamos dando um apoio duplo ao Fest Aruanda, por meio da Lei Paulo Gustavo, que financia parte do Festival, como também do apoio direto da Secretaria da Cultura, por meio da plataforma Aruanda Play, que proporciona a todos a possibilidade de assistir a nossa produção local”, comentou.
O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves, evidenciou a satisfação da empresa de, mais uma vez, associar a sua marca ao Festival. “Nós estamos extremamente felizes de apoiar o audiovisual paraibano, contribuindo com a divulgação da nossa cultura, das nossas raízes. O Fest Aruanda é um orgulho para nós paraibanos, e a Cagepa que leva saúde e prestação de serviço em fornecimento de água e saneamento, também contribui com o fortalecimento da nossa cultura”, falou.
O presidente da PBGás, Jailson Galvão, destacou a satisfação da Companhia de apoiar mais uma vez apoiar um dos principais festivais de cinema do país. “Ao apoiar o festival Aruanda, a PBGás contribui para manter viva a chama do cinema paraibano e ser o gás que incentiva, transforma e impulsiona a formação de novos talentos no audiovisual paraibano. Apoiar projetos culturais em nosso estado é um valor presente na nossa política de patrocínios e caminha junto com o Governo do Estado em promover e levar a cultura da nossa gente cada vez mais longe”, evidenciou.
O festival foi aberto na noite desta quinta-feira com a exibição do curta-metragem ‘A Bolandeira’, de Vladimir de Carvalho, e o longa-metragem ‘Malu’, de Pedro Freire, filme que aborda a história de uma mulher de um passado glorioso, que se vê presa em um caos existencial, e tem em seu elenco Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte e Átila Bee.
O Fest Aruanda contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil para o Melhor Curta do festival. O Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem e uma forma de contemplar o festival em sua relação de parceria com o canal do cinema brasileiro.
Nesta edição, o Festival homenageia a atriz Suzy Lopes, a cantora Lucy Alves, o cinéfilo Ivan Cineminha, além da homenagem póstuma ao cineasta paraibano Vladimir Carvalho, que faleceu em outubro deste ano, em Brasília.
O evento será realizado até o dia 11 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) com entrada franca ao público.
Prestigiaram a solenidade de abertura do Fest Aruanda o secretário de estado da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; a presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Bia Cagliani; e a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez.