Notícias

João Azevêdo participa de comemorações do aniversário da Funad nesta quarta

publicado: 24/09/2019 10h43, última modificação: 24/09/2019 10h43

O governador João Azevêdo participa, nesta quarta-feira (25), da abertura das comemorações dos 30 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A programação, que começa às 18h, constará da apresentação de repentista, violonista e do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), entre outras atrações. Na quinta-feira (26), as comemorações prosseguem durante todo o dia, tendo como destaque a confraternização entre servidores e usuários.

Fundada em 1989, a Funad foi criada com o objetivo de atendimento em todas as áreas de deficiência. São mais de 10 mil atendimentos mensais e mais de seis mil usuários atendidos, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência em todo o estado, garantindo acesso a informações sobre direitos, implantando políticas públicas, além de oferecer diversos serviços.

As políticas públicas adotadas pela Funad contemplam as áreas de saúde, educação e inclusão social, proporcionando melhor qualidade de vida aos usuários, com bem-estar e cidadania. Deficiência intelectual, auditiva, física, visual e múltipla, com transtorno do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e pessoas com altas habilidades e superdotação são o foco dos atendimentos da Funad.

Programação – Após a abertura solene, nesta quarta-feira (25), a partir das 18h, se apresentam o repentista Oliveira de Panelas, o violonista Paulo Barreto e a Orquestra do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). Haverá ainda apresentação de dança de cadeira de rodas e recital com servidores, além de um recital com a história da instituição.

A programação prossegue na quinta-feira (26) durante todo o dia. Será um momento de confraternização e festa, para celebrar as conquistas da Funad e o fortalecimento das ações adotadas pelo Governo do Estado, que têm mudado vidas e transformado histórias. 

Além da oferta de serviços das coordenações e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Instituição, os visitantes, usuários, famílias e servidores vão acompanhar shows de artistas paraibanos e de representantes das coordenações, com várias atividades, desde exposição de fotografias, oficinas de arte e serviços.

Quem visitar a Funad neste dia, destaca a presidente da instituição, Simone Jordão, vai conhecer a dinâmica dos atendimentos e participar de uma grande festa, celebrando os 30 anos dessa Fundação tão importante para a pessoa com deficiência e que se destaca nacionalmente. “A Funad se destaca como referência não apenas na reabilitação, mas, sobretudo, por integrar um conjunto de ações e serviços que impulsionam a inclusão social da pessoa com deficiência no Estado da Paraíba, e o Governo do Estado não mede esforços para garantir esse direito”, acrescentou.