Notícias

João Azevêdo inspeciona obras de construção da adutora Retiro, em Cuité

publicado: 17/05/2019 21h05, última modificação: 17/05/2019 21h20
1 | 5
Fotos: José Marques
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
barragem retiro-cuité-foto José Marques2.jpg
barragem retiro-cuité-foto José Marques1.jpg
barragem retiro-cuité-foto José Marques3.jpg
barragem retiro-cuité-foto José Marques4.jpg
barragem retiro-cuité-foto José Marques5.jpg

O governador João Azevêdo realizou, nesta sexta-feira (17), na zona rural do município de Cuité, uma visita técnica às obras de construção do sistema adutor Retiro. A ação do Governo representa um investimento superior a R$ 60 milhões e irá reforçar, inicialmente, o abastecimento de água dos municípios de Cuité e Nova Floresta e dos assentamentos Batente e Retiro. 

O deputado estadual Buba Germano, prefeitos, vereadores e lideranças da Região, além de auxiliares do Governo do Estado acompanharam o governador na inspeção às obras. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que o investimento garantirá segurança hídrica e desenvolvimento econômico para a região. “Essa é uma grande barragem e será um dos maiores reservatórios de água que teremos na Paraíba; além disso, sabemos que a economia de toda a região muda com uma ação como essa”, enfatizou.

Ele também ressaltou que o Governo tem trabalhado para assegurar ações na zona rural. “Além do abastecimento, quando a obra estiver concluída, a água acumulada na barragem poderá ser utilizada para produção e criação. A adutora traz água principalmente para a zona urbana, mas a zona rural precisa ter um olhar atento do Governo e, a partir da barragem que acumulará um volume considerável de água, poderemos ter arranjos produtivos”, frisou. 

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, ressaltou que as obras estão em ritmo acelerado e a expectativa do Governo é de que elas sejam concluídas no próximo ano. “Além de Cuité e Nova Floresta, o sistema adutor também irá beneficiar as cidades de Damião e Barra de Santa Rosa, e o governador tem a felicidade de, no dia do Orçamento Democrático de Cuité, fazer uma visita técnica à obra e constatar que ela está num ritmo muito bom”, disse. 

O prefeito de Cuité, Charles Camaraense, disse que a construção do sistema adutor é um sonho antigo da população que está sendo realizado. “Essa obra vai trazer inúmeros benefícios para a região porque com água teremos riqueza, o que vai mudar o Curimataú e o Seridó; essa é uma ação estruturante para nós, tanto que a população veio prestigiar o governador porque sabe do esforço que está sendo feito para essa obra ser realizada”, comentou.

O agricultor Valquirio Simões fez questão de acompanhar a visita do governador e agradeceu o investimento. “Essa obra vai contemplar a agricultura, a piscicultura e está gerando emprego e renda, enfim, só vai trazer vantagens para todos”, contou. 

O mesmo sentimento foi compartilhado pelo autônomo José Romildo. “A adutora vai servir muito para toda a população e estamos ansiosos para ver essa obra tão gigantesca em funcionamento”, falou.  

O sistema adutor Retiro é constituído de captação flutuante no lago da barragem do Retiro, estação elevatória de água bruta, adutora de água bruta e reservatório de regularização que permitirá a economia de energia.

A barragem de Retiro, construída na bacia hidrográfica do rio Japi, tem a capacidade de armazenamento de 40,5 milhões de m³ e tem por finalidade dar o suporte ao abastecimento da cidade de Cuité e abastecer os assentamentos localizados nas proximidades do reservatório, além de auxiliar a irrigação das áreas aluviais do baixo vale, piscicultura  e lazer.