João Azevêdo inaugura sistema de abastecimento d’água de Caraúbas

joao adutora caraubas foto francisco franca (1).jpg
joao adutora caraubas foto francisco franca (5).jpg
joao adutora caraubas foto francisco franca (7).jpg

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (3), o sistema de captação e a adutora para abastecimento de água do município de Caraúbas, no Cariri da Paraíba. A obra representa um investimento de R$ 900 mil - oriundos do tesouro estadual – e irá beneficiar três mil paraibanos que sofriam há anos com a constante falta d’água em suas residências. A solenidade foi prestigiada por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da Região, conselheiros do Orçamento Democrático Estadual e auxiliares do Governo da Paraíba.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o sistema de abastecimento d’água irá melhorar a qualidade de vida da população de Caraúbas. “Poder abrir hoje o chuveiro e dizer que o povo de Caraúbas tem água é um motivo de felicidade para mim, enquanto gestor e cidadão, e esta cidade, em um curto espaço de tempo, passa a ter estrada, sistema de abastecimento d’água e, brevemente, esgotamento sanitário, o que irá melhorar a saúde da população”, assegurou.

Ele também acrescentou que o Cariri tem recebido grandes investimentos do Governo do Estado nos últimos anos. “O novo Cariri começou a ser reconstruído a partir de 2011 com estradas, adutoras e, acima de tudo, passou a ser visto pelo poder público, permitindo que uma pequena cidade, que não tinha direito a nada, tenha hoje”, completou.

O presidente da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius, lembrou que Caraúbas enfrentou um momento crítico por conta do desabastecimento e hoje celebra uma nova realidade com a garantia de água tratada. “Nós temos a satisfação de ver o município totalmente abastecido, não vemos mais caixas d’água na rua e é uma satisfação contribuir com o desenvolvimento da Paraíba, com a saúde pública e o Governo tem se preocupado com o bem-estar da população porque todos têm o direito de ter água na porta, com preço justo e com qualidade adequada. A Cagepa está contribuindo com o desenvolvimento da Paraíba, garantindo segurança hídrica e preservação ambiental com sustentabilidade para gerações futuras”, frisou.

O prefeito de Caraúbas, José Silvano Fernandes (Silvano Dudu), afirmou que o município recebeu um grande presente do Governo do Estado na semana de sua emancipação política. “É um sonho que virou realidade. Há muitos anos, a nossa comunidade reivindicava essa obra que é de grande importância porque muitas pessoas não tinham o dinheiro para comprar água e isso causava muito sofrimento. Eu agradeço de coração a João Azevêdo e a toda equipe do Governo porque água representa desenvolvimento”, pontuou.

Comerciante há 10 anos, Albaniza Cassimiro agradeceu à gestão estadual pela obra. “É um benefício muito grande porque a gente sabe que não vai mais faltar água; é uma benção para o nosso Cariri porque muita gente deixava de comprar comida para adquirir água e hoje nós somos ricos”, contou.

O aposentado José de Souza também comemorou a ação do Governo. “Nós agora temos água sobrando; termos água boa na torneira é uma riqueza muito grande”, falou.

O sistema de captação e a adutora para abastecimento de água possuem as seguintes características: captação em poço amazona, através de bomba submersa, com vazão de 30 m³/h; adutora com extensão de 1.500 metros; e melhorias no sistema existente com a recuperação do reservatório elevado.