Notícias

João Azevêdo inaugura Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência em Campina Grande

publicado: 03/11/2020 16h41, última modificação: 03/11/2020 16h41
1 | 8
Fotos: Francisco França
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
PSX_20201103_150138.jpg
PSX_20201103_150238.jpg
PSX_20201103_150732.jpg
PSX_20201103_150442.jpg
PSX_20201103_150414.jpg
PSX_20201103_150109.jpg
PSX_20201103_150044.jpg
PSX_20201103_145959.jpg

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta terça-feira (3), o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e disponibilizará assistência em serviços de saúde, educação, mercado de trabalho, benefícios previdenciários e em outras áreas, contemplando a população da Rainha da Borborema e região que necessita do diagnóstico e de laudo médico com avaliação de uma equipe multidisciplinar para ter acesso a diversas políticas públicas. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a qualidade e a ampliação dos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado em Campina Grande. “Essa é uma prestação de serviço muito importante para a pessoa com deficiência. Campina Grande e a região precisavam de um atendimento como esse, representando a ampliação de um trabalho tão importante desenvolvido pela Funad na Paraíba. Esse é um esforço de várias Secretarias que estão irmanadas para proporcionar esse grande avanço no serviço de assistência”, frisou. 

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, evidenciou a localização estratégica do Núcleo para atender as pessoas com deficiência. “Esse é um local apropriado porque facilita o acesso dos pacientes a qualquer outra intercorrência. Nós estamos dentro de um hospital e isso facilita o acesso aos especialistas, tendo em vista que o Hospital de Trauma tem todas as especialidades disponíveis 24 horas por dia e esse Núcleo vem contemplar esse vazio assistencial, já que esse serviço era prestado em um espaço que não dispunha da estratégia de atendimento existente no nosso espaço”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que o espaço é fundamental para auxiliar os estudantes da rede pública. “Essa é uma grande parceria entre Secretarias que também vai resultar no tratamento dos nossos estudantes que necessitam de atendimento especial. Aqui, eles vão contar com assistência de terapeutas, psicólogos e de todo acompanhamento médico necessário para os estudantes com algum tipo de deficiência”, disse. 

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou o pioneirismo do serviço implantado em Campina Grande. “Esse atendimento vai ser referência na emissão de laudos e diagnósticos na área da deficiência e esse serviço vai trabalhar em interface com outras instituições que trabalham com pessoas com deficiência, como a Apae e Instituto dos Cegos. Apesar de termos uma rede de reabilitação que se expande, a gente precisa de um local como esse porque a pessoa com deficiência precisa de um laudo para ter acesso a qualquer política pública”, falou.

“A partir de amanhã, nós já vamos organizando todo o fluxo e, a partir da próxima semana, as equipes da Casa da Cidadania e do Sine vão entrar em contato para fazer o agendamento. Aqui teremos fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos neurologistas, psiquiatras e clínicos gerais para fazer os laudos para o mercado de trabalho e para toda a rede de atendimento à pessoa com deficiência”, explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência, Siudete Costa. 

A representante do Instituto dos Cegos de Campina Grande, Adenise Queiroz, elogiou a qualidade do serviço disponibilizado às pessoas com deficiência. “Esse é um espaço de suma importância porque enfrentamos muitas dificuldades na nossa cidade e região na emissão de laudos que são essenciais para o acesso a qualquer serviço voltado para a pessoa com deficiência. Agora, vamos ter autonomia e acessar os benefícios”, comemorou. 

O setor de atendimento da Funad, na Casa da Cidadania, reforçará o serviço de encaminhamento para o Hospital de Trauma de Campina Grande. No local serão realizados 15 atendimentos diários nos períodos da manhã e tarde, assegurando uma ampliação do serviço, que antes atendia apenas cinco pessoas por semana. 

O senador Veneziano Vital do Rêgo acompanhou a inauguração do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.