João Azevêdo entrega escola e inspeciona obras de habitação e segurança em Itatuba, Ingá e Itabaiana

publicado: 12/07/2024 19h35, última modificação: 12/07/2024 19h35
Fotos: José Marques
DSC_2471.JPG
DSC_2430.JPG
DSC_2432.JPG
DSC_2453.JPG
IMG-20240712-WA0006.jpg
IMG-20240712-WA0004.jpg
DSC_2512.JPG
DSC_2517.JPG
DSC_2487.JPG
DSC_2482.JPG
DSC_2497.JPG

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (12), em Itatuba, Ingá e Itabaiana, ocasião em que entregou escola e inspecionou obras de habitação e segurança, que totalizam investimentos de R$ 13,4 milhões.

A agenda do chefe do Executivo estadual foi iniciada no município de Itatuba, onde ele visitou as obras de construção de 100 unidades habitacionais da Agrovila Águas de Acauã, onde são investidos R$ 9,5 milhões em uma área total de 150,14 hectares.

As moradias serão destinadas às famílias afetadas pela área de inundação da represa da barragem de Acauã e cada propriedade compreende cerca de 1,5 hectares. Além disso, 25,03 hectares serão destinadas à área para cultivo de uso coletivo e da cooperativa, onde será implantado um galpão para o beneficiamento da produção agrícola. O projeto ainda prevê a construção de escola, unidade básica de saúde, campo de futebol e centros religiosos. Já as unidades habitacionais são compostas por dois quartos, sala de estar e jantar, banheiro, cozinha e área de serviço, com uma área de construção de 42,23 m².

“Nós estamos resgatando a dignidade de muitas famílias que tinham seus lotes junto à barragem de Acauã e que foram remanejadas para uma área árida e hoje estamos fazendo com que elas possam produzir. Estamos implantando um assentamento com abastecimento de água, galpão, escola, promovendo a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas, com geração de renda”, frisou João Azevêdo.

A presidente da Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, evidenciou o avanço das obras. “Nós estamos concluindo a construção das casas das famílias que moravam nas proximidades de onde foi construída a barragem de Acauã e ficaram vários anos sem acesso à terra para poder trabalhar novamente, e essa decisão do governador João Azevêdo de viabilizar a Agrovila retoma a condição de produtor rural e se caracteriza como um exemplo para o Brasil”, falou.

O coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragem, Osvaldo Bernardo, afirmou que, mesmo antes da conclusão das obras das casas, as famílias já começaram a obter renda com a agricultura. “Desde que o governador assinou a ordem de serviço para a construção da Agrovila, começamos o plantio de algodão branco, algodão ecológico, milho, feijão, fava, gergelim, batata doce, melão, melancia, abacaxi e cana. Nós tivemos um grande avanço e conquistas  porque o governador João Azevêdo fez uma reparação às famílias que foram afetadas com a construção da barragem Acauã”, celebrou.

Ingá - Em Ingá, João Azevêdo entregou a Escola Quilombola de Pedra D’Água Josefa Maria do Espírito Santo, resultado de um convênio com a Prefeitura no valor de R$ 1,2 milhão. “Essa é uma ação fundamental para oferecer às nossas crianças um ensino de qualidade para que elas possam realizar seus sonhos através da educação, facilitando o acesso a uma unidade de ensino dotada da infraestrutura adequada”, pontuou o governador.

Itabaiana - João Azevêdo concluiu sua agenda em Itabaiana, onde realizou uma visita técnica às obras de construção da nova sede do 8º Batalhão da Polícia Militar, que recebe investimentos de R$ 2,6 milhões. O prédio contará com hall de exposição, sala do Comando, sala de Subcomando, recepção, secretarias, salas de reuniões, Corregedoria/Ouvidoria, banheiros, almoxarifado, sala de instrução, copa, alojamentos e vestiários, dentre outros ambientes.  “Esse equipamento vai beneficiar não só Itabaiana, mas toda a região. Até o final do ano, devemos entregar o Batalhão que irá garantir melhores condições de trabalho para o nosso efetivo e uma melhor prestação de serviço à sociedade”, concluiu o gestor estadual.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado estadual João Gonçalves; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Wilson Filho (secretário de Educação), Jean Nunes (secretário da Segurança e da Defesa Social), Pollyanna Dutra (secretária do Desenvolvimento Humano), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Bivar Duda (secretário executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido), Marcus Vinícius Neves (presidente da Cagepa), Sérgio Fonseca (comandante geral da Polícia Militar) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.