João Azevêdo entrega Casa da Cidadania do Bairro do Bessa e leva serviços à zona norte da Capital

publicado: 13/07/2024 20h02, última modificação: 13/07/2024 20h05
Fotos: Francisco França
PHOTO-2024-07-13-18-08-59.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-37 (1).jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-46 (1).jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-46.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-36.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-37.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-35.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-32.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-00.jpg
PHOTO-2024-07-13-18-09-29.jpg

O governador João Azevêdo entregou, na tarde deste sábado (13), a 49ª Casa da Cidadania, que vai funcionar no Parahyba Mall, no bairro do Bessa, em João Pessoa, oferecendo à população serviços do Instituto de Polícia Científica (IPC), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), emissão de CPF e Carteira de Trabalho Digital, entre outros.

Ao inaugurar o equipamento, na solenidade que contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da nova unidade da Casa da Cidadania na inclusão. “Este é um serviço essencial para assegurar, verdadeiramente, cidadania às pessoas. A lógica de funcionamento das Casas da Cidadania é aquilo que eu acredito ser a essência da gestão pública, que é cuidar das pessoas, ter um olhar múltiplo.

Nesta parte da cidade, havia um vazio assistencial. Com a entrega da Casa da Cidadania, neste espaço fantástico, que é o Parahyba Mall, essa lacuna não existe mais”, disse, ressaltando também a importância do atendimento da Funad para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) - primeiro equipamento a contar com esse tipo de serviço. As Casas da Cidadania de Mangabeira e de Jaguaribe também vão contar com a presença da Funad, atuando principalmente na emissão do Passe Livre.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou que as Casas da Cidadania funcionam como porta de entrada da inclusão social. “Todo cidadão precisa de seus documentos. E a única via de acesso é o setor público. Nesta área, a zona norte da Capital, não existia esse serviço, que vai atender o Bessa, o Jardim Oceania, e tantas outras comunidades que precisam desses serviços”, observou.

Carlos Frederico, um dos sócios do Parahyba Mall, externou satisfação pela parceria com o Governo da Paraíba. “Este é um momento de muita alegria. Ainda em abril de 2022, fizemos um evento e contamos com a presença do governador João Azevêdo, que é um grande incentivador de quem empreende, de quem gera emprego, mas sem perder o olhar social. Identificamos essa demanda, essa carência que existia. E agora, graças a essa parceria, essa lacuna é suprida”, comentou.

“Gostaria de agradecer à equipe da gestão do governador João Azevêdo que trabalhou para que este dia, tão simbólico e importante, acontecesse. Importante porque se trazem serviços essenciais para uma área de maior expansão econômica e urbana da nossa cidade, e falamos de Cabedelo também. E simbólico porque o Governo traz cidadania”, completou Rodrigo Farias, que também é sócio do Parahyba Mall.

A Casa da Cidadania do Bessa vai contemplar ainda os bairros do vizinho município de Cabedelo, como Intermares, Ponta de Campina, Camboinha, Jacaré e Renascer, desafogando os serviços das Casas da Cidadania de Cabedelo (Centro) e também do Shopping Manaíra.

A inauguração da Casa da Cidadania do Bessa foi prestigiada, ainda, pelo secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira; pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; pelo secretário-executivo da Comunicação Institucional, Fábio Barros; e pela superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, além do deputado estadual João Gonçalves.

Serviços ofertados e investimentos - A Casa da Cidadania do Bessa passa a atender à população a partir desta segunda-feira (15), das 8h às 17h, no segundo andar do Parahyba Mall, localizado na rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, n° 850, no Jardim Oceania.

No espaço, serão oferecidos serviços da Funad, IPC, Carteira de Trabalho Digital, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Sine, Procon e Reviva.

Foram investidos no equipamento recursos superiores a R$ 250 mil, contemplando sinalização visual, cadeiras, kits biométricos, computadores, mobílias e equipamentos de refrigeração, entre outros benefícios.