João Azevêdo entrega caminhões e equipamentos para fomentar a agricultura familiar em 84 municípios

publicado: 07/06/2021 14h44, última modificação: 07/06/2021 20h50
Fotos: José Marques
DSC_8245~2.JPG
DSC_8226.JPG
DSC_8289~2.JPG
DSC_8249~2.JPG
DSC_8241.JPG

O governador João Azevêdo entregou, de forma simbólica, nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções de João Pessoa, 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças eletrônica e de piso, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras, estabilizadores, monoblocos e pallets que serão destinados a 84 municípios vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS). A ação, que soma investimentos de R$ 9,9 milhões, fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo federal, tem o objetivo de modernizar as Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a iniciativa da gestão estadual para promover ações complementares ao trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos, viabilizando uma melhor distribuição dos produtos da agricultura familiar. “Esses equipamentos têm uma função muito grande para a agricultura, resultado de um convênio antigo com o governo federal, e conseguimos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, resgatar esse projeto que atenderá 84 municípios e seus entornos e estamos em processo de aquisição de mais 13 caminhões que serão entregues futuramente e nós entramos com uma contrapartida financeira e os municípios entrarão com a parte operacional, beneficiando famílias e contribuindo com a erradicação da fome e da pobreza”, explicou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, evidenciou a abrangência da ação promovida pelo Governo do Estado. “A entrega desses equipamentos irá permitir a implantação das Centrais de Recebimento do PAA nos municípios e as prefeituras irão receber os alimentos da agricultura familiar para que eles possam ser doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo final desse programa é ajudar quem mais precisa, por isso, nós injetamos recursos na agricultura familiar e fazemos com que o alimento chegue na mesa de quem tanto precisa” frisou.

A secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, enfatizou que a distribuição dos equipamentos será essencial para a logística de distribuição de alimentos nos municípios paraibanos. “Essa ação facilita o translado e isso tem uma grande importância na economia. De dezembro até hoje, nós já beneficiamos quase 200 mil famílias no estado, o que representa um volume de distribuição de alimentos importante, especialmente, porque estamos enfrentando um momento tão difícil com a pandemia no país, onde a insegurança alimentar tem aumentado. Nós expandimos as ações do PAA para o Sertão e Alto Sertão, temos envolvido cerca de 1.600 agricultores e esses equipamentos vêm coroar um processo de fundamental importância para a agricultura do nosso estado”, comentou.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de realizar investimentos para movimentar as economias locais e, ao mesmo tempo, promover políticas públicas na área da segurança alimentar.  “Essa é uma ação que tem bastante representatividade para os municípios porque a agricultura faz parte da grande maioria dos municípios do nosso estado e esses equipamentos irão fomentar, principalmente, a agricultura familiar e é esse o olhar que o governo está tendo, fazendo para os que mais precisam”, destacou.

A definição dos municípios beneficiários respaldou-se em critérios como: estar vinculado ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS); número de agricultores vinculados a proposta do PAA/CDS, por município; e municípios com renda per capta menor que R$ 70,00 e índice de mulher igual ou maior a 40%. Essa descentralização para os municípios se faz importante haja vista que estão mais próximos da população alvo do projeto, conhecendo a realidade local de perto, o que otimiza as ações e torna mais acessível a execução.

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.

Confira a relação dos municípios contemplados:

1-Alagoa Nova

2-Capim