João Azevêdo e primeira-dama prestigiam exposição da Paraíba na Fenearte

joao na FENEARTE PE foto jose marques (14).JPG
joao na FENEARTE PE Lia de Itamaraca foto jose marques 3 (1).JPG
joao na FENEARTE PE Lia de Itamaraca foto jose marques 3 (4).JPG

O governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins participaram, nesta quarta-feira (3), da abertura da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) – considerada a maior feira de artesanato da América Latina –, que ocorre até o dia 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No evento, dez artesãos da Paraíba, selecionados por meio de edital público, expõem e comercializam peças feitas em madeira, couro, osso, cerâmica, labirinto e fibras.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância de apresentar a riqueza do artesanato da Paraíba em grandes Feiras, como a Fenearte. “Essa ação faz parte da política de valorização que nós temos implementado com relação a esse segmento tão importante. Aqui estão agregados no mesmo espaço um verdadeiro caldeirão cultural e participar, com 10 representantes do nosso Estado, faz com que a gente se integre cada vez mais, nacional e internacionalmente, na amostra do nosso artesanato”, declarou.

Ele também reafirmou o compromisso de manter políticas voltadas para o fortalecimento da base da economia do Estado. “O artesanato paraibano participou recentemente de uma Feira em Brasília e de um grande Salão em Campina Grande que gerou negócios acima de R$ 1 milhão, com a comercialização de mais de 40 mil peças no evento, que teve uma participação solidária imensa com a doação de quase nove mil quilos de alimentos; esse é um novo momento que o artesanato da Paraíba vive e que estamos incentivando”, completou.

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, falou da satisfação de prestigiar mais uma exposição do trabalho dos artesãos paraibanos. “Aqui é mais uma oportunidade para divulgar e comercializar produtos. O Governo da Paraíba está apoiando mais uma vez nossos artesãos e eu desejo sucesso a todos”, frisou.

O governador de Pernambuco e anfitrião do evento, Paulo Câmara, comemorou o crescimento da Fenearte. “A cada ano, mais Estados e mais países estão participando, e o mais importante, a nossa cultura está se fortalecendo. Os artesãos têm oportunidade de fazer suas comercializações e de ficarem conhecidos pelos seus trabalhos”, disse.

A gestora do Programa do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que a Fenearte é uma grande vitrine para os artesãos paraibanos. “Essa é a maior feira de varejo de artesanato do Brasil, e a Paraíba não poderia estar de fora desse evento porque, além das vendas in loco, nós recebemos lojistas que fazem encomendas o ano todo, gerando negócios”, comentou.

A artesã Gilma Pereira já comemorou o sucesso das vendas de seus produtos. “Minhas peças já estão quase todas vendidas, os clientes já encomendaram porque gostaram muito. Eu me sinto muito bem aqui porque significa a valorização do meu trabalho”, ressaltou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela artesã Josilene Bernardo. “Essa é a maior feira do Brasil e é uma data que os artesãos esperam o ano todo. Aqui estão os melhores compradores e avaliadores do país. As vendas já começaram no nosso estande porque nós temos peças únicas”, destacou.

A Fenearte é considerada uma vitrine para as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo. Ao todo, participam do evento 5 mil expositores, oriundos de 21 países, em um espaço de 30 mil metros quadrados, comprado e cedido aos estados pelo Programa Brasileiro do Artesanato (PAB). A Paraíba está representada na feira por artesãos dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Itabaiana, Juarez Távora e Caaporã.

A organização espera que sejam movimentados R$ 43 milhões durante os 12 dias de realização da Fenearte, que tem na programação oficinas, desfiles de moda, teatro infantil, ações de cidadania e polos de gastronomia. Palestras também integram a programação do evento.

Entre os homenageados nesta edição da Fenearte está Lia de Itamaracá, considerada um patrimônio vivo de Pernambuco, e os cirandeiros Mestre Baracho, falecido em 1988, e Dona Duda.