Notícias

João Azevêdo discute novas ações do PB Rural Sustentável com representantes do Banco Mundial

publicado: 06/06/2022 12h58, última modificação: 06/06/2022 13h02
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
DSC_6911~2.JPG
DSC_6920~2.JPG
DSC_6936~2.JPG
DSC_6938~2.JPG
DSC_6945~2.JPG
DSC_6960.JPG

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (6), em João Pessoa, com representantes do Banco Mundial, ocasião em que foi discutido o Plano de Ação do Programa PB Rural Sustentável, desenvolvido pelo projeto Cooperar, para os próximos meses na Paraíba.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos da gestão para contemplar a agricultura familiar. “Nós temos um governo de inclusão e que vê a agricultura familiar não como um meio de subsistência, mas como fonte de geração de emprego e renda para que as famílias do campo possam progredir e alcançar seus sonhos. Por isso, realizamos a aquisição de alimentos da agricultura familiar, incentivamos a cadeia do queijo, subsidiamos os produtores de leite, investimos em passagens molhadas, cisternas e dessalinizadores, dentre outras ações para que a riqueza gerada no estado seja dividida com todos”, frisou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Sousa Duda, destacou a integração de órgãos da gestão estadual para fomentar as políticas públicas destinadas aos pequenos produtores rurais. “Nós trabalhamos em conjunto em várias ações com o projeto Cooperar e vamos avançar com os arranjos produtivos locais da mandiocultura, algodão, cajucultura, fortalecendo diversos trabalhos que já estão sendo executados e prestar toda assistência ao homem e à mulher do campo”, disse.


O coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama, afirmou que, até o fim do ano, serão mais de R$ 100 milhões investidos na agricultura familiar por meio do PB Rural Sustentável. “Nós temos projeto para o abastecimento de água, cisternas, tecnologias sociais e energia solar para pequenas irrigações, além das passagens molhadas e alianças produtivas. Na última semana, estivemos viajando com a equipe do banco pelo interior do estado, onde percorremos os municípios de Baía da Traição, Alagoa Grande, Bananeiras, Sumé, Cabaceiras, Boqueirão e Campina Grande para mostrar o que está sendo feito e temos um plano ambicioso até o fim do ano porque estamos contratando mais passagens molhadas, dessalinizadores e cisternas, destacando que somos o estado do país com o maior programa de cisternas”, comentou.

Por sua vez, o novo gerente do Banco Mundial para o PB Rural Sustentável, Leonardo Bichara, falou das expectativas para a continuidade do programa no estado. “Nós tivemos hoje uma reunião muito produtiva com o governador e secretários e nossa perspectiva é muito positiva porque o projeto tem trabalhado muito em função das metas para os sistemas de abastecimento de água, passagens molhadas, dessalinizadores, cisternas e tudo isso vai avançar bastante até o fim do ano. O Cooperar terá um futuro brilhante e estamos muito otimistas em relação aos próximos meses”, declarou.

Também estiveram presentes à reunião, o gerente do Banco Mundial, Hans Jasen, e a secretária executiva da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Juliana Dantas.