Notícias

João Azevêdo destaca potencial logístico e capacidade de atração de investimentos da Paraíba em Fórum Alternativas Energéticas

publicado: 14/10/2021 15h26, última modificação: 14/10/2021 15h26
1 | 14
Fotos: Francisco França
2 | 14
3 | 14
4 | 14
5 | 14
6 | 14
7 | 14
8 | 14
9 | 14
10 | 14
11 | 14
12 | 14
13 | 14
14 | 14
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (24).JPG
Forum Alternativas Energeticas parte 2 Foto Francisco frança (3).JPG
Forum Alternativas Energeticas parte 2 Foto Francisco frança (9).JPG
Forum Alternativas Energeticas parte 2 Foto Francisco frança (7).JPG
Forum Alternativas Energeticas parte 2 Foto Francisco frança (5).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (21).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (16).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (15).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (12).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (11).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (9).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (10).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (6).JPG
Governador no Forum Alternativas Energeticas Foto Francisco França (4).JPG

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (14), do Fórum Alternativas Energéticas 2021: Cenários e Perspectivas, oportunidade em que destacou os investimentos do estado para fortalecer a logística de transporte, a capacidade de atração de novos negócios a partir de uma gestão fiscal eficiente e reconhecida por entidades nacionais e internacionais, bem como o potencial para a produção de energias renováveis. 

O evento virtual teve o objetivo de debater com representantes de governo e especialistas na área medidas de atração de energias renováveis, empreendimentos, novas tecnologias, além de conscientizar sobre o uso de energias limpas em residências e empreendimentos. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a viabilização de investimentos no setor que somam mais de R$ 8,1 bilhões e irão resultar na geração de 4.500 empregos. “Estamos dando passos importantes para construir não apenas uma Paraíba do futuro, mas um estado inovador, que cresce, avança, gera emprego e qualidade de vida, estando na vanguarda nacional em sustentabilidade”, frisou. 

Ele também pontuou que a localização estratégica da Paraíba e os investimentos em infraestrutura facilitam a atração de negócios. “Nós estamos na reta final para liberar o edital de licitação da dragagem do Porto de Cabedelo, que vai passar de 9 metros para 11 metros, o que representa um investimento de R$ 60 milhões de recursos próprios do estado, e aliada à qualidade da nossa malha rodoviária, vamos incrementar a nossa rota de distribuição para o Norte/Nordeste com um porto que poderá receber navios com cargas de até 55 mil toneladas”, acrescentou. 

O gestor ainda destacou o potencial da Paraíba na produção de energia limpa e sustentável e sua importância para o desenvolvimento nas próximas décadas. “Em 2023, teremos 87% de energia renovável. Está em curso no nosso estado a implantação de uma cadeia produtiva em larga escala, de ponta a ponta, e esse conjunto de investimentos privados representa o esforço de uma equipe de governo que enxerga o potencial econômico de cada região e o transforma em emprego, renda e novas oportunidades”, destacou. 

Por fim, João Azevêdo evidenciou a instalação de empresas internacionais importantes na Paraíba, como a Iberdrola, a EDP Renováveis e a EDF Renewables, além da fábrica de painéis solares Balfar Solar, a maior e mais moderna fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina e uma das maiores do mundo, e o Complexo Solar Santa Luzia, que será operacionalizado pelo Grupo Rio Alto. “Nós tivemos a capacidade de cuidar da pandemia, de dar respostas às demandas sociais, de fazer uma gestão fiscal eficiente, temos um programa muito forte de investimentos e criamos um ambiente favorável de negócios que garante o cumprimento de contratos e a confiança dos investidores”, prosseguiu. 

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, afirmou que o Fórum demonstra o interesse do estado de atrair novos investidores e representa uma oportunidade de apresentar as ações no setor. “Esse foi um evento para o Brasil e para o mundo. Apresentamos o posicionamento e o incremento da Paraíba em energias limpas e a prioridade que damos ao segmento que terá um aumento de quase 3.000% nos empreendimentos de geração de energias renováveis até 2023. Além disso, foi apresentado um projeto de PPP, com previsão de edital para 2022, voltado à construção de usina para geração de energia para a máquina pública, reduzindo custos com a iluminação dos prédios públicos”, explicou. 

O vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marçal Rosas, afirmou que a Academia tem sido fundamental para o desenvolvimento e consolidação das cadeias das energias renováveis. “Nós desenvolvemos inovação, novos sistemas e formamos mão de obra qualificada para dar suporte à demanda existente no mercado, além de transferirmos conhecimento para a sociedade, o que consiste na grande atuação que temos junto ao setor”, disse. 

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de João Pessoa, João Bosco Ferraz, falou que os investimentos em energias renováveis darão um novo reposicionamento à Capital paraibana. “Nós estamos trabalhando para tornar a cidade cada vez mais atrativa para novos investimentos e estamos preparando uma série de ações para fomentar a vinda de empreendimentos ligados às energias alternativas porque elas são boas para a sociedade e para os negócios”, comentou.

O diretor da Balfar Solar, Olavo das Neves, enalteceu a consolidação da Paraíba como polo de energias renováveis no país. “Na área de industrialização, vemos a implantação da maior fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, assim como nos grandes projetos que estão aportando recursos importantes, em virtude das características de radiação, somados à integração com a malha rodoviária que faz do estado um hub logístico interessante”, comentou.

O evento foi distribuído em quatro painéis temáticos, abordando temas pertinentes para investidores, pesquisadores, estudantes e público em geral, oportunidade em que foram debatidos assuntos sobre o cenário atual e perspectivas para os setores solar e eólico brasileiro; pesquisa e desenvolvimento no segmento; potencialidades, oportunidades e impactos econômicos na Paraíba; inovação e tendências; e cidadania e incentivos proporcionados pelas energias limpas. 

O Fórum foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Cinep, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Cear da UFPB. Também participaram dos painéis Rafael Marques (especialista técnico regulatório da Absolar); Elbia Gannoum (presidente executiva da ABEEólica); Evaldo Neto (superintendente da Sudene); Bruno Frade (secretário executivo da Fazenda do Estado); e Petrônio Rolim (secretário executivo de Parcerias Público-Privada do Estado). 

Ainda palestraram Edmundo Barbosa (presidente do Sindalcool-PB); Ansgar Pinkowski (gerente de Inovação e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha - AHK); Adalberto Maluf (diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD Energy e Presidente ABVE); Paulo Nery (superintendente da Caixa Econômica em João Pessoa); Olavo das Neves (especialista em Sistemas Fotovoltaicos e Diretor da Balfar); João Newton Castro (superintendente do BNB na Paraíba); e Lucas Borges (coordenador de Projetos da Energisa).