Notícias

João Azevêdo anuncia ações no dia internacional da Agricultura Familiar

publicado: 22/07/2019 17h32, última modificação: 22/07/2019 17h32

O governador João Azevêdo participa, nesta terça-feira (23), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, de uma solenidade em alusão ao dia internacional da Agricultura Familiar. Na ocasião, serão assinados 225 contratos de bolsas para jovens rurais, alunos de escolas estaduais e universidades públicas dos municípios atendidos pelo Procase, em parceria com a Fapesq. O governador também vai anunciar o PBTec Rural, uma ação em parceria entre as Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e da Educação, Ciência e Tecnologia.
 
O evento tem uma programação voltada para os agricultores e estudantes da área rural selecionados pelo edital do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e contemplados com 225 bolsas pela Fapesq. O dia internacional da Agricultura Familiar definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) é 25 de julho, mas a Secretaria da Agricultura Familiar e o Procase anteciparam a homenagem para contemplar a assinatura dos 225 jovens rurais selecionados em edital que foi marcado para o dia 23 de julho.
 
De acordo com o secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, o apoio à agricultura familiar é estratégico devido ao seu potencial estruturador e dinamizador do desenvolvimento e principalmente pela produção de alimentos. “A agricultura familiar representa muito dentro do sistema econômico e social e o nosso papel é encontrar meios de viabilizar o trabalho e a renda das famílias agricultoras. Creio que a política de educação e inclusão que o Governo do Estado está implantando é importante não apenas para os jovens, mas para toda a família”, observou.
 
Ele ainda acrescentou que o PBTec Rural vem para capacitar e integrar os jovens rurais com as novas tecnologias. “Por isso, vamos celebrar o Dia Internacional da Agricultura Familiar. E eles merecem comemoração todos os dias pelo seu trabalho de sol a sol sem que tenham certeza que a produção está garantida. Eles dependem de muitos fatores e nós temos que apoiá-los com políticas estratégicas”, comentou o secretário.
 
Aristeu Chaves, coordenador do Procase/PB, afirmou que fazer parte de um Programa que tem a capacidade de levar aos agricultores oportunidades de trabalho e renda, além de contribuir com o Desenvolvimento Rural Sustentável, é um grande motivo para comemorar. “Nós destinamos, via Programa, para esses 225 jovens cerca de R$ 600 mil, isso é muito importante, é uma renda que gera conhecimento e qualidade de vida, não apenas para eles, mas para toda a família”, disse.
 
Serviço:
Dia internacional da Agricultura Familiar
Data: 23.07.2019
Local: Fiep – Campina Grande
Programação:
 
8h30 - Abertura
Recepção aos estudantes
Apresentação Cordel Cantado - Com o professor / Daniel Duarte
Início de Assinaturas para 225 estudantes selecionados em edital do Procase.

10h30 – Palestra: Segurança no Trânsito direcionada para jovens que utilizam moto no meio Rural
Palestrante: Ana Paula Buzetto. Coordenadora de Ação no Trânsito/Detran-PB

11h30 - Palestra: Noções de Certificações Sanitárias para Empreendimentos e Produtos da Agricultura Familiar
Palestrante: Erasmo Araújo de Lucena- Gerente operacional de Promoção Social da SEAFDS

12h30 Palestra: Estratégia de Implementação do Paraíba Rural Sustentável / Projeto Cooperar
Palestrante: Flávio Melo de Luna (Gerente de Planejamento do Projeto Cooperar, Zootecnista e Mestre em Energias  Renováveis)

13h - Almoço

14h - Exposição de produtos da Agricultura Familiar e apresentação cultural

15h – Solenidade com a presença do governador João Azevêdo
Assinatura dos contratos de bolsas para jovens rurais representantes dos Polos atendidos pelo Procase
Lançamento do  PBTec Rural