Notícias

IST/Aids/Hepatites Virais: Saúde oferece cursos sobre sexualidade e prevenção

publicado: 15/05/2019 15h36, última modificação: 15/05/2019 15h36

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional das IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, está oferecendo dois cursos de formação na área da sexualidade e prevenção de doenças. A meta é capacitar 200 profissionais da Educação e 100 jovens da Paraíba para atuarem em suas realidades territoriais a respeito do tema em questão.

De acordo com a gerente operacional das ISTs/HIV/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, o objetivo do III Curso de Sexualidade, Prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais na modalidade Ensino à Distância (EaD) é atender às diretrizes estabelecidas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), a fim de que os professores da Rede Estadual consigam se aproximar de diversos temas (sexualidade, gênero, saúde sexual e reprodutiva, IST/Aids e Hepatites Virais, diversidades e direitos).

“Sabemos que existem dificuldades de desenvolver temas referentes à sexualidade em sala de aula. Muitas vezes acarreta em posturas preconceituosas e/ou inapropriadas para se trabalhar com crianças, adolescentes e jovens. Dessa forma, pretendemos desenvolver aos mesmos o respeito à diversidade, ajudando-os na ampliação do cuidado e na construção de laços de convivência fraterna entre todos os seres humanos, entre todos os povos, entre culturas diferentes e intervenção no enfrentamento a epidemia do HIV/Aids e das Hepatites Virais”, explica.

Já o Curso de Formação de Jovens Lideranças para o fortalecimento do SUS no âmbito da prevenção as IST/Aids/Hepatites Virais e respeito às diversidades tem como objetivo qualificar os jovens, sejam eles estudantes ou não que residem no território da Paraíba, para atuarem na prevenção às infecções junto aos seus pares.

Ivoneide afirma que, nos últimos anos, as notificações de HIV ou Aids vem aumentando significativamente junto à população jovem, por isso se faz necessário atuar junto a essas pessoas.

Os cursos serão ofertados na modalidade EaD, operada pela ferramenta moodle, utilizada pela SES por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor). Os mediadores/tutores serão profissionais que atuam nas áreas temáticas dos módulos do curso e ainda, por notório saber.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio, e podem ser feitas pelos seguintes links:

III Curso de Sexualidade, Prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7zyXOfuHUA_YxR41ITenH262tLgxQPHQUc6wJodEHtbsakQ/viewform

Curso de Formação de Jovens Lideranças para o fortalecimento do SUS no âmbito da prevenção as IST/Aids/Hepatites Virais - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR8meRXIzGeTTH1ZPczYiGNov5W0hQ6qMxhc7PoKq-XBdwrQ/viewform