Interatos leva oficina de palhaços e cortejo brincante para Catolé do Rocha

publicado: 24/09/2019 17h00, última modificação: 24/09/2019 17h00
funesc Interatos leva oficina de palhacos para catole do rocha (1).JPG
funesc Interatos leva oficina de palhacos para catole do rocha (3).JPG
funesc Interatos leva oficina de palhacos para catole do rocha (4).jpg

O município de Catolé do Rocha recebe, de 25 a 27 de setembro, as ações de circo do projeto Interatos. Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), a artista Yeda Dantas (PB-RJ), que é natural da cidade, ministra a oficina ‘Criação de Palhaço’. Na sexta-feira (27), a partir das 14h, acontece a Montagem de Palhaços, que é aberta ao público e dá início ao Cortejo Brincante e Musical pelas ruas da cidade, com saída no prédio da Secretaria Municipal de Educação e término da caminhada na Praça José Sérgio Maia. O acesso às atividades é gratuito.

A Oficina ‘Criação de Palhaços’ propõe um trabalho de investigação individual dentro de grupo, buscando características exclusivas de cada um que possam ser exploradas na elaboração do cômico e composição de palhaços genuinamente brasileiros. De conteúdo prático e simples, a Oficina se desenvolve a partir da criação de um coletivo favorável à criação. A aclamada liberdade do palhaço é exercida pelo aluno, à medida que ganha confiança no coletivo formado com ele.

Yeda Dantas (PB-RJ) - Palhaço Dr. Giramundo - Atriz, palhaço, diretora, produtora e compositora musical; graduada em Direito pela UFPB e formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. Paraibana, egressa da Escola Piollin começou seus estudos com Luiz Carlos Vasconcelos nos anos 80.

Radicada no Rio de Janeiro, atuou em vários espetáculos de teatro e, ciclicamente, participa de novelas e especiais de televisão. Programou e coordenou o Teatro Nelson Rodrigues de 1990 a 1996. Agitadora do movimento circense e da folia carioca, em 1999 criou o pioneiro bloco carnavalesco do folião mirim -  Gigantes da Lira, atualmente uma tradição da   cidade do Rio de Janeiro, onde seu palhaço, o Doutor Giramundo, tornou-se símbolo, levando às ruas e eventos, milhares de pessoas.

Ministra a Oficina da criação de palhaços e participa de mesas sobre circo, carnaval e cultura popular, desde o ano 2000. Roteirizou, dirigiu e produziu os grupos Fuzarca da Lira, Acorde Gigante e Aqualoucos Gigantes, ramificações do Gigantes da Lira.  Atua continuadamente com espetáculos em espaços abertos e fechados, marcando datas do calendário cultural, promovendo eventos de Carnaval, Aleluia, Juninas, Dia das Crianças e Natal, unindo o teatro ao circo e a música, o popular ao erudito, nos mais variados pontos do Rio de Janeiro.

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro. Esta edição em Catolé do Rocha conta, ainda, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Beradêro.

Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Interatos Circo - Programação 100% gratuita
Catolé do Rocha

25 e 26 de setembro

14h às 18h - Oficina: Criação de Palhaço, com Yeda Dantas (PB/RJ)

Local: Secretaria de Educação

27 de setembro

14h - Montagem de Palhaços - aberta ao público
16h - Cortejo brincante e musical pelas ruas da cidade

Saída: Secretaria de Educação / Término: Praça José Sérgio Maia

Ministra a Oficina da criação de palhaços e participa de mesas sobre circo, carnaval e cultura popular, desde o ano 2000. Roteirizou, dirigiu e produziu os grupos Fuzarca da Lira, Acorde Gigante e Aqualoucos Gigantes, ramificações do Gigantes da Lira.  Atua continuadamente com espetáculos em espaços abertos e fechados, marcando datas do calendário cultural, promovendo eventos de Carnaval, Aleluia, Juninas, Dia das Crianças e Natal, unindo o teatro ao circo e a música, o popular ao erudito, nos mais variados pontos do Rio de janeiro.

Interatos Circo - Programação 100% gratuita

Catolé do Rocha

25 e 26 de setembro

14h às 18h - Oficina: Criação de Palhaço, com Yeda Dantas (PB/RJ)