Inteligência Policial para enfrentamento de crimes é tema de reunião da Segurança em Campina Grande

publicado: 08/01/2020 15h55, última modificação: 08/01/2020 15h55
reuniao da segurança em CG (1).JPG
reuniao da segurança em CG (2).JPG
reuniao da segurança em CG (3).JPG

Estratégias de enfrentamento à violência em 2020, com ações de prevenção e repressão qualificadas, aliadas à Inteligência Policial, foram o foco de reunião estratégica realizada pelos órgãos que compõem o Sistema de Segurança da Paraíba, nesta quarta-feira (8), em Campina Grande.

Durante o encontro, presidido pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, foram apresentados relatórios de indicadores criminais produzidos pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da pasta e planejamentos estratégicos, que vão orientar os trabalhos realizados neste ano. A reunião seguiu calendário de discussões setorizadas nas regiões do Estado. Nessa terça-feira (7), os gestores da Segurança e da Defesa Social – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar – e da Administração Penitenciária estiveram em Catolé do Rocha, sertão paraibano.

“Iniciamos o ano com a união entre a secretaria e seus órgãos operativos, construindo ações que gerem ainda mais resultados, aprofundando o nosso Planejamento Estratégico, com a presença das agências de Inteligência da Segurança e do Sistema Prisional. E um dos maiores ganhos que tivemos em 2019 foi a parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária. Aprendemos muito e em 2020 já começamos com encontros totalmente integrados, demonstrando que temos uma parceria institucionalizada”, avaliou o secretário Jean Nunes.

O secretário Sérgio Fonseca, da Administração Penitenciária, também destacou os resultados de redução da violência obtidos no ano passado. “Eu tenho certeza que os números de 2019 são reflexo direto da forma como a Segurança está sendo conduzida e não tenho dúvidas de que a forma agregadora de trabalho, de acolhimento, foi determinante para a queda dos índices, especialmente de assassinatos”, frisou.

Ainda participaram das discussões o secretário executivo da pasta, Lamark Victor Donato, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo Araújo, a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte, e o secretário executivo de Administração Penitenciária, João Paulo Barros, além dos gestores de todos os órgãos operativos que atuam nas Áreas Integradas da Segurança Pública (Aisp) da região de Campina Grande.