Notícias

Influenza: Paraíba é o estado que mais vacina, mas cobertura precisa avançar

publicado: 08/05/2023 18h53, última modificação: 08/05/2023 18h55

A Paraíba alcançou, após a realização do Dia D de vacinação no último sábado (6), a melhor cobertura vacinal contra influenza do país, com 474.953 doses aplicadas. O estado está com 36,12% do público-alvo vacinado, enquanto a média nacional é de 25,65%. Apesar do bom desempenho em comparação com os demais estados, a Paraíba ainda está longe de atingir a meta preconizada para este imunobiológico. O objetivo é vacinar 90% das pessoas elegíveis para a dose anual.

Enquanto a vacinação avança lentamente, os casos de síndrome respiratória seguem aparecendo em todo estado. Até o dia 6 de maio, foram confirmados 77 casos, um aumento de 234% em relação ao mesmo período do ano anterior. São 16 óbitos confirmados por síndrome respiratória, oito deles em crianças e, destes, cinco por influenza que vitimaram residentes de João Pessoa, Sousa, Monteiro e Santa Luzia. Todas as localidades que registraram perda de vidas no público infantil estão com cobertura abaixo de 50%.

Só entre março e a primeira semana de maio, as unidades de porta aberta atenderam em média 48.406 casos de crianças com sintomas respiratórios. O público infantil é, junto ao de idosos, um dos mais vulneráveis para a doença. A vacinação é o principal meio de evitar os casos graves e óbitos pela doença, no entanto, a cobertura de influenza em crianças está em 26,85%. Na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde realizou cerca de 60 regulações para internação pediátrica em decorrência do agravo. De acordo com o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, esse cenário levou o estado a ampliar os leitos de enfermaria e UTI pediátricas em toda Paraíba.

“A oferta de leitos está acontecendo de forma gradual. Na última semana foram abertos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, outros 26 no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, sendo 13 de UTI e outros 13 de enfermaria. Outros 73 leitos estão previstos para serem abertos ainda esta semana nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Patos e Sousa, para atender a toda a Paraíba”, explicou.

A vacina que protege contra a influenza está disponível até o dia 31 de maio em mais de mil salas de vacinação de todo estado. No dia 20 deste mês, a Paraíba realizará mais um Dia D para facilitar o acesso da população às doses. O público-alvo para esse imunobiológico contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e de transporte, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.