Hospital Regional de Queimadas estimula amamentação de recém-nascidos

publicado: 23/09/2024 10h16, última modificação: 23/09/2024 10h16
IMG_3663.jpg

O Hospital Regional da cidade de Queimadas, unidade do Governo do Paraíba, tem incentivado o aleitamento materno nas primeiras horas de vida do recém-nascido. Na maternidade do hospital, toda mãe que dá à luz é orientada a amamentar logo em seguida ao parto. O momento, conhecido como hora de ouro, é a primeira hora da mãe com o bebê, e possibilita o contato da mãe com o filho imediatamente após o parto, ocasião que promove a continuação do vínculo que começou durante a gestação.

Como explica a nutricionista da unidade, Mayara Richelly, o leite materno é o alimento que oferece quantidades adequadas de proteínas, gorduras e micronutrientes (vitaminas e minerais) para o desenvolvimento saudável do bebê. “A amamentação na ‘hora de ouro’, logo após o nascimento, é essencial para o bebê. A primeira mamada fortalece o vínculo mãe e filho, além de fornecer nutrientes e anticorpos vitais que promovem a saúde e o desenvolvimento do recém-nascido”, detalhou.

Ainda de acordo com Mayara, o leite materno é fundamental nos primeiros meses de vida. “O leite materno é o alimento mais completo para esse período, rico em proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, ele promove o crescimento saudável, o desenvolvimento cognitivo e a proteção imunológica. Além disso, contém anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções e tem um alto teor de água, garantindo a hidratação adequada”, destacou.

A diretora-geral da unidade, Ana Rita Ribeiro, enfatiza que garantir a amamentação ao bebê é assegurar um crescimento saudável para a criança. “Essa iniciativa adotada aqui no Hospital Regional de Queimadas é mais um gesto de humanização da nossa equipe de profissionais, que além de acolher a mãe, é muito importante para o desenvolvimento saudável do bebê”, observou.

De janeiro a julho, a unidade registrou a realização de 797 partos. O Hospital Regional de Queimadas é referência para 15 municípios da região, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.