Hospital Regional de Queimadas conta com ambulatório para bebês egressos da Unidade de Cuidados Intermediários

publicado: 03/05/2024 09h26, última modificação: 03/05/2024 09h27
IMG_0596.jpg
IMG_0600.jpg
IMG_0595.jpg
IMG_0598.jpg

O Hospital Regional de Queimadas, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado, disponibiliza atendimento aos recém-nascidos através do ambulatório Follow-Up para acompanhamento dos bebês egressos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Ucin), que apresentam maior risco de complicações e atrasos do desenvolvimento ao longo dos primeiros anos de vida.

De acordo com a coordenadora da Ucin e do Ambulatório Follow-Up egresso, Thayranne Morais, o termo “Follow-up” refere-se à continuidade do cuidado prematuro de risco após a alta hospitalar, visando garantir uma intervenção imediata, caso seja necessário.

“O acompanhamento é uma estratégia muito eficiente para melhorar a atenção à saúde e, consequentemente, os prognósticos dos bebês que ficaram internados em nossa Ucin. E o nosso ambulatório tem como base identificar os problemas dos bebês para detectar e intervir com terapias ou profilaxias dando suporte à família neste período, esclarecendo, apoiando e facilitando vínculos. O espaço também acolhe, além dos pais, avós e tias que queiram participar da consulta, aproveitando para incentivar a rede de apoio e corrigir as situações de risco, como ganho inadequado de peso, sinais de refluxo, infecção e apneias”, detalha Thayranne.

Flávia Alves é mãe de Maria Clara, de um mês de vida. Ela nasceu prematura e teve o primeiro atendimento realizado no ambulatório recentemente. A primeira impressão foi positiva. “Foi o atendimento realizado aqui que fez a diferença na evolução da minha filha. Estou muito feliz em poder trazê-la para casa recuperada. Mais uma vez, muito obrigada a todos que fizeram isso acontecer”, comentou emocionada.

Os atendimentos no ambulatório ocorrem todas as quartas-feiras pela manhã, de forma presencial, na própria unidade. O Hospital Regional de Queimadas é referência para 15 municípios da região, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.