Hospital Regional de Queimadas adota teste do coraçãozinho e vacinação à beira leito para bebês recém-nascidos

publicado: 29/07/2024 18h52, última modificação: 29/07/2024 18h52
IMG_2508.jpeg
IMG_2511.jpeg
IMG_2512.jpeg

Ao receber alta médica do Hospital Regional de Queimadas, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, o recém-nascido está levando consigo o resultado de testes e exames que serão importantes e servirão de referência para todo o seu processo de desenvolvimento. Um deles é o Teste do Coraçãozinho, que é um dos exames de triagem neonatal instituído como obrigatório pelo Ministério da Saúde, devendo ser realizado nos recém-nascidos ainda na maternidade. Outra segurança em saúde é que as primeiras vacinas do bebê também são aplicadas antes de deixar o hospital.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Ana Rita Ribeiro, o exame do coraçãozinho é rápido e indolor, realizado à beira leito, com auxílio do oxímetro de pulso, após suas 24 ou 48 horas de nascimento, por profissionais que foram treinados pela equipe da Rede Cuidar. “Esse é um teste muito importante, que contribui para sinalizar e investigar problemas no coração do bebê. A partir do resultado obtido, as crianças que apresentam alterações são encaminhadas também através da Rede Cuidar para exames mais específicos,” detalha.

Para ser implantado o serviço, os profissionais do hospital receberam uma capacitação com técnicos da Rede Cuidar, serviço de Telemedicina, oferecido pelo Governo do Estado, que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado em Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria.

A diretora ainda explica que cardiopatias congênitas complexas não são doenças muito raras entre recém-nascidos. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam a incidência de nove casos de cardiopatia congênita para cada mil recém-nascidos vivos. Em geral elas aparecem a partir do terceiro dia de nascimento, quando os bebês, normalmente, já receberam alta. O diagnóstico tardio, alerta Ana Rita, pode levar o paciente a óbito. “Depois dessas triagens melhorou muito a capacidade de diagnósticos que podem ser encaminhados para serviços de referências, como a Rede Cuidar, antes de agravar”, destacou.

Outro importante serviço ofertado no hospital é o de vacinação de BCG e Hepatite B, em todos os bebês nascidos da unidade. A vacina BCG, em dose única, previne doenças como tuberculose, e suas formas graves, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Outra vacina muito importante nos primeiros dias de vida é a que previne contra a hepatite B, doença que atinge o fígado e pode se tornar crônica e até levar à cirrose.

Como detalha a coordenadora de Enfermagem da obstetrícia, Alline Gabrielle, a vacinação ocorre à beira leito. “Além de garantir a imunização dos recém-nascidos, a iniciativa promove a humanização da assistência, permitindo o fortalecimento do vínculo entre a mãe e a criança. Durante a vacinação as mães podem acolher seus filhos e amamentá-los, sendo também um importante instrumento para alívio da dor,” explica.

O Hospital Regional de Queimadas é referência para 15 municípios da região, compreendendo atendimentos eletivos, ambulatoriais, de urgência, emergência e maternidade.