Hospital Regional de Patos tem movimento abaixo da média no final de semana

publicado: 16/11/2020 16h26, última modificação: 16/11/2020 16h26

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, teve um plantão tranquilo entre as 18h do dia 13 de novembro e as 6h da manhã desta segunda-feira (16). Neste período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, atendeu 202 pacientes.  O dia de maior movimento foi o sábado (14), quando 98 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 15, quando foram atendidas 84 pessoas.

Do total de atendimentos nesse período, 43 foram a vítimas de acidentes de trânsito, das quais 40 foram de pessoas com motocicletas. O relatório aponta que nesse plantão, excepcionalmente, o Hospital ficou abaixo da média de atendimento diário, que chega a 100 atendimentos/dia.

O diretor geral da unidade, Francisco Guedes, credita a tranquilidade do plantão às eleições municipais, principalmente no tocante a acidentes que acontecem devido ao excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. “Esse foi um final de semana atípico, por causa das eleições. Como tivemos um período de Lei Seca, muita gente não bebeu do sábado para o domingo, daí a procura pelos nossos serviços ter sido menor que em finais de semana anteriores, especialmente, no tocante aos acidentes”, disse Francisco. Ele, no entanto, chamou atenção para o alto índice de acidentes envolvendo motos. Dos 43 pacientes atendidos na unidade vítimas de acidentes de trânsito, 40 foram vítimas que estavam em motos.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes vítimas de queda, dor abdominal, dor de cabeça, dificuldade de respirar, sintomas de síndrome gripal, agressão física, hipertensão, dor na coluna, queda de nível, e contusão diversas, entre outros motivos.

A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 17 casos no total, seguida de São José do Bonfim (05), Matureia (03), Santa Luzia (02) e Água Branca (02) e Cacimba de Ateia (02). Ainda foram atendidos pacientes oriundos das cidades de Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Diamante, Imaculada, Malta, São José do Espinharas, São Mamede e Teixeira. Cada uma destas cidades com um paciente.