Hospital Regional de Patos realiza 33 cirurgias e atende 149 pessoas no final de semana

publicado: 09/08/2021 18h12, última modificação: 09/08/2021 18h12

A realização de cirurgias fora do hospital, enquanto o bloco cirúrgico da unidade passa por reformas, não está comprometendo a dinâmica neste setor, nem limitando os atendimentos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos. Somente neste final de semana foram realizadas 33 cirurgias. Os procedimentos, realizados temporariamente na sede da Ginecam, foram de oncologia (13 casos), ortopedia (7), cirurgia geral (7), vascular (5) e ainda uma de buco/maxilar. Das 18h da última sexta-feira (6) até a meia-noite deste domingo (8), deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 149 pessoas, das quais 32 vítimas de acidentes de trânsito.

O balanço de atendimentos mostra que o plantão de maior movimento foi o de domingo, quando 74 pessoas deram entrada na unidade, seguido do sábado, quando outras 63 pessoas foram atendidas. Entre as 18h e a meia noite da sexta-feira, outras 12 pessoas deram entrada no hospital. Comparando os dados deste final de semana com o passado, a unidade registrou um aumento de 45% nos atendimentos por acidente de trânsito e uma queda de 10% nos atendimentos gerais.

Dos 32 pacientes que deram entrada vítimas de acidentes de trânsito, a grande maioria deles foi com acidentes envolvendo motos, com 29 casos. Houve registros de acidentados com automóvel (1), com bicicleta (1) e ainda por atropelamento (1). Dos acidentados, 25 eram homens e sete mulheres e cinco deles precisaram ficar internados para procedimentos posteriores. A cidade de Patos teve o maior número de vítimas, com 13 casos no total, mas o hospital também atendeu pacientes acidentados vindos das cidades de Matureia, Coremas, Santa Luzia, Tavares, Água Branca, Conceição, Igaracy, Quixaba, Imaculada, São Bento, Itaporanga, Teixeira, Mãe D’água e Manaíra.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, entorse ou torção, dificuldade de respirar, edema, convulsão ou mal epiléptico, dor no peito, acidente com objeto perfuro/cortante, sintomas de síndrome gripal, entre outros motivos.