Hospital Regional de Patos realiza 21 cirurgias e 156 atendimentos no final de semana

publicado: 14/02/2022 13h21, última modificação: 14/02/2022 13h21

Das 18h da última sexta-feira (11) até a meia-noite deste domingo (13), no plantão do final de semana, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, realizou 21 cirurgias e atendeu 156 pacientes na Urgência e Emergência. Somente de vítimas de sinistros de trânsito, o hospital atendeu 27 pessoas, sendo 23 homens e quatro mulheres. A maioria delas vítimas de sinistros com motocicletas, com 23 casos, seguido de duas com bicicleta e ainda duas vítimas de atropelamentos.

Em relação aos dados do final de semana anterior, o hospital apresentou uma queda de 27% nos atendimentos de urgência e emergência e de 19% no número de cirurgias, mas o número de sinistros de trânsito permaneceu estável.  O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que, mesmo apresentando queda de atendimentos em relação ao final de semana anterior, a unidade está com uma demanda maior que a média que vinha apresentando. “Mesmo com essa redução de atendimentos, ainda estamos com uma demanda maior que a média que vínhamos tendo nas últimas semanas, isso se deve ao aumento dos acidentes e das doenças respiratórias principalmente”, afirma ele.

Dos 21 procedimentos cirúrgicos realizados, 16 foram de emergência e cinco eletivos. Foram seis cirurgias ortopédicas, cinco geral, cinco vascular e mais cinco oncológicas. O plantão de maior movimento foi o do sábado, quando 74 pessoas foram atendidas, seguido do plantão de domingo quando deram entrada mais 55 pessoas. E das 18h até a meia-noite da sexta-feira, mais 27 pessoas passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Das 27 pessoas vítimas de sinistros no trânsito, cinco precisaram permanecer internadas após os primeiros atendimentos. Patos registrou o maior número de vítimas de sinistros de trânsito, com 14 ocorrências, mas o hospital atendeu pacientes acidentados de outros oito municípios: Catingueira, Desterro, Imaculada, Malta, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha e Teixeira.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dor abdominal (19), queda da própria altura (14), sintomas de síndrome gripal (7), náusea e vômito (4), dificuldade de respirara (4), dor de cabeça (4), acidentes com animal peçonhento ou raivoso (4), dor na coluna (4), dor no peito (4), entre outros motivos.