Hospital Regional de Patos é contemplado com projeto de eficiência energética da Energisa

publicado: 30/11/2022 11h05, última modificação: 30/11/2022 11h05

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, foi contemplado pela Energisa Paraíba com um projeto de eficiência energética que prevê a substituição de 141 lâmpadas que utilizam tecnologia ultrapassada por lâmpadas de LED e de 18 aparelhos de ar-condicionado antigos por novos equipametos de tecnologia inverter. A ação deverá gerar uma economia de cerca de R$ 70 mil por ano, além de promover o uso eficiente da energia elétrica, segurança e proporcionar a sustentabilidade.

O projeto, que está avaliado em R$ 299,4 mil, está inserido no Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e será desenvolvido até junho de 2023, com a avaliação final dos trabalhos. Antes da definição do que seria proposto ao Complexo, foi feito um diagnóstico energético da unidade hospitalar, incluindo um estudo luminotécnico dos ambientes que serão eficientizados, que apontou como ações prioritárias a substituição das lâmpadas e dos aparelhos de ar-condicionado. O Projeto tem a meta de reduzir o atual consumo do hospital de 359,27 para 245,71 MWh/ano em relação ao consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado, e de 61,60 MWh/ano para 19,79 MWh/ano, em relação ao consumo de energia das lâmpadas, o que vai gerar uma economia estimada de quase R$ 70 mil ao ano.

O diretor do Complexo, Francisco Guedes, explica que a escolha do hospital para participar do projeto se deveu ao enorme potencial de eficientização no consumo de energia elétrica da unidade, além do comprometimento da gestão em contribuir na redução dos custos com energia elétrica. “Desde quando entraram em contato com a gente, que nos colocamos à disposição para contribuir no que fosse possível para melhorar nosso consumo e a partir daí começaram as reuniões que culminaram em nossa escolha para participar e ficamos muito felizes com isso, pois trará melhorias significativas para nossa instituição”, afirma o diretor, lembrando que, além da substituição dos equipamentos, a equipe do hospital também será contemplada com a realização de treinamentos de boas práticas relacionadas ao tema eficiência energética. “Ou seja, teremos vários ganhos com isso”, reiterou Francisco.

O gestor lembra ainda que o projeto, além de gerar economia para o hospital, vai promover benefícios na dinâmica da unidade, na medida em que reduzirá o consumo de energia, eliminando desperdícios, melhorando o bom uso da energia, além de contribuir com o meio ambiente. “Esses novos aparelhos de ar-condicionado modelo inverter utilizam o fluído refrigerante R-41OA, que além de ser menos poluente, não é prejudicial à camada de ozônio, pois não possui substância à base de cloro. Estamos agregando valor ao nosso serviço e ainda contribuindo com esse projeto da Energisa com a sustentabilidade”, destaca Francisco.

E os ambientes que receberão os novos aparelhos já estão definidos no projeto. São eles: a sala de espera da recepção, a sala da classificação de risco para paciente e a dos funcionários, ambas na Emergência, as Salas 1 e 2 do Bloco Cirúrgico, a sala 02 da Tomografia, as Áreas Verde e Vermelha, a sala de Vacinas, a UTI 01 (serão dois aparelhos), a recepção para acompanhantes, os laboratórios 1 e 2, o repouso e o hall da sala de custódia. Já as lâmpadas o projeto contempla trocas no estacionamento, no hall de entrada, na triagem, no Centro de Imagem, na área Vermelha, na sala de repouso dos médicos e da enfermagem, nas UTIs 1 e 4, nas Enfermarias 3, 5 e 2, na sala da coordenação da Enfermagem, nos Postos de Enfermagem 3 e 4, na Enfermaria Feminina de Ortopedia, na Farmácia, nas áreas externas da cozinha, da capela, da Enfermagem e no pátio interno do hospital.

Projeto de eficiência energética - Todo ano o Grupo Energisa realiza uma chamada pública junto ao poder público, comércio e comunidade para a realização dos projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os projetos têm como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica e gerar economia, segurança e proporcionar a sustentabilidade dos municípios, escolas, hospitais ou comércios beneficiados.