publicado: 01/08/2024 18h13, última modificação: 01/08/2024 18h13
Hospital Regional de Guarabira realiza primeira cirurgia de frenotomia na unidade (2).jpeg
Hospital Regional de Guarabira realiza primeira cirurgia de frenotomia na unidade (1).jpeg
Hospital Regional de Guarabira realiza primeira cirurgia de frenotomia na unidade (3).jpeg

O Hospital Regional de Guarabira (HRG), integrante da rede estadual e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, nesta quinta-feira (1), o primeiro procedimento de frenotomia na unidade. Trata-se de uma cirurgia para remoção do freio lingual ou labial de um bebê, nos casos da criança ter anquiloglossia, conhecida como ‘linguinha presa’.

Até então, os bebês que nasciam na Maternidade do HRG e apresentavam a ‘linguinha presa’ eram encaminhados para um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Agora, os recém-nascidos de Guarabira e municípios da região já são contemplados com o procedimento dentro do próprio serviço.

O primeiro paciente beneficiado com este procedimento na unidade hospitalar foi um bebê de apenas três dias de vida, que apresentava dificuldades para mamar devido ao freio lingual. De acordo com a cirurgiã-dentista Marina Maria, que atua no HRG e realizou a cirurgia, a ‘linguinha presa’ em bebês pode acarretar em prejuízos como dificuldades na amamentação, sucção, deglutição, respiração, perda de peso e estresse para o recém-nascido.

“A retirada do freio lingual vai possibilitar que o bebê consiga amamentar como tem que ser. Assim que realizamos o procedimento, colocamos o bebê diretamente no seio da mãe, como uma prática habitual nestes casos e, após esse momento, o bebê já pode concluir sua alta e ir para casa de imediato”, explicou a profissional, complementando que o ideal é realizar a frenotomia antes do bebê deixar a maternidade.

Teste da Linguinha - Para identificar o freio lingual, o bebê passa pelo teste da linguinha, também realizado na Maternidade do Hospital Regional de Guarabira. Esse exame é feito por um profissional fonoaudiólogo para obter um diagnóstico precoce da anquiloglossia. Caso seja confirmado, o bebê é encaminhado para a cirurgia corretiva com o cirurgião-dentista.

“Seguimos um protocolo validado, que avalia o frênulo e verifica se existem alterações que podem afetar e restringir o movimento da língua. Em outras palavras, o frênulo lingual é popularmente conhecido como o ‘freio da língua’, uma pequena membrana que fica abaixo da língua. O diagnóstico precoce é fundamental para uma amamentação em livre demanda, para o desenvolvimento das funções orais do bebê e posteriormente da fala”, destacou Tatiana Aires, fonoaudióloga responsável pelos testes da linguinha no HRG.

De acordo com a diretora geral do HRG, Rosicler Pinheiro, as implementações promovidas pela PB Saúde, conforme o novo contrato de gestão, buscam de forma primordial a garantia de uma assistência integral para todos os usuários. “Esse pioneirismo na área assistencial da nossa unidade vai beneficiar os bebês nascidos na maternidade do Regional, proporcionando uma melhor qualidade de vida e evitando que as mães busquem tratamento em outros serviços após a alta”, concluiu a gestora.