Notícias

Hospital Metropolitano realiza atividades alusivas ao Outubro Rosa

publicado: 31/10/2019 18h10, última modificação: 31/10/2019 18h11
1 | 3
2 | 3
3 | 3
outubro rosa-metropolitano.JPG
outubro rosa-metropolitano1.JPG
outubro rosa-metropolitano2.JPG

Visando quebrar os tabus sobre o autoexame e as consultas periódicas na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires promoveu, nesta quinta-feira (31), diversas atividades alusivas à temática, por meio de palestra com especialistas, exposição fotográfica, apresentação do Coral de Libras, composto pela primeira turma de Capacitação em Libras da unidade de saúde, além do sorteio de brindes. A ação foi aberta ao público em geral como também para colaboradores, pacientes e acompanhantes. 

Segundo a facilitadora Arleide Andrade, o câncer de mama é mais comum nas mulheres, porém os homens também podem desenvolver a patologia. “O nosso objetivo principal foi desmistificar que o câncer de mama só acomete mulheres, trazendo o esclarecimento que os homens precisam também estarem alertas. Abordamos os principais sinais e sintomas da doença. Falamos também sobre a importância da identificação precoce, os tratamentos mais utilizados, e principalmente, pontuamos a relevância da prevenção”, pontuou a médica.

Gracielle da Silva, que acompanha o paciente Ítalo Bernardino, 9 anos,interno na unidade de saúde pela neurologia, ressaltou a importância da iniciativa. “A palestra foi muito boa. Vejo agora como é importante ir ao médico e fazer os exames preventivos, além disso, aprendi a realizar o autoexame corretamente. Outro ponto que foi colocado, e não sabia, é que o câncer de mama atinge também os homens, um alerta importante”, destacou.

Já Mariana Gonsalves, coordenadora da Educação Permanente da instituição, explicou que os trabalhos educativos e de humanização desenvolvidos no Hospital Metropolitano fazem parte da rotina da instituição e que ações como essas devem ser compartilhadas com todos os públicos. “A ação objetivou desmistificar o câncer de mama e conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce. Entendemos que utilizar do espaço da nossa instituição para oportunizar ao maior número de pessoas possíveis o acesso ao conhecimento e esclarecimento reafirma a nossa função social” concluiu.

Perfil - O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em cardiologia e neurologia da Paraíba. Atualmente, tem funcionado 135 leitos, 40 leitos de UTI e 5 salas de cirurgia, e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.