Notícias
Hospital Geral de Mamanguape recebe moção de aplauso do Conselho Federal de Enfermagem
O Hospital Geral de Mamanguape recebeu na última sexta-feira (11), uma moção de aplauso concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem pela implantação de processos de trabalho voltados à humanização na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade é a primeira no estado, e uma das poucas no país, a receber essa manifestação honrosa.
O documento, certificando o voto de aplauso aprovado no dia três de dezembro de 2018 durante a 507ª reunião ordinária de plenário do COFEN, foi entregue ao Diretor Geral da unidade de saúde, Reginaldo Lota, pelo Conselheiro Federal, Ronaldo Beserra, em formalidade ocorrida no auditório do hospital. “Recebemos com alegria e honra, pois trata-se de um reconhecimento por parte da maior autarquia da enfermagem, que atesta assim a qualidade do trabalho humanizado que desenvolvemos aqui em prol de uma assistência com excelência à população do Vale do Mamanguape”, comentou o diretor da unidade.
Em visita realizada em novembro do ano passado, o conselheiro liderou comitiva que avaliou projetos desenvolvidos para os pacientes da instituição. “São explícitos os benefícios daqueles que são atendidos nessa unidade. Através de pequenos gestos, a equipe consegue demonstrar empatia e calor humano aos pacientes. Conheci o projeto que cuida da autoestima das assistidas na maternidade, onde são oferecidos à estas, uma produção com direito a maquiagem e penteado para receber as visitas. Outro que chamou atenção, foi vê as mães recebendo do hospital a primeira foto de seu bebê. Também pude presenciar crianças encantadas com a ala pediátrica, devido decoração lúdica e constatei ainda muitas outras ações que merecem ser levadas à outras unidades”, destacou o Conselheiro Federal, Ronaldo Beserra.
Durante o encontro, o gerente assistencial da unidade, Fábio Ricardo, fez questão de compartilhar a honraria com os trabalhadores da instituição. “É uma recompensa aos que não deixam esmorecer seu lado humano no desempenho de suas funções. É fruto de uma rotina que trata o outro como gostaria de ser tratado. Isso indica que estamos no caminho certo”, comemorou.
Já a técnica de enfermagem da urgência do complexo hospitalar, Verônica Dino, ressaltou que o compromisso da enfermagem e a missão da instituição que presa por um atendimento humano, é comprometido em dar a melhor assistência. “O que a gente faz é tornar o paciente um familiar nosso. Acredito que esse é um de nossos segredos para desempenhar um acolhimento mais solidário aos nossos assistidos, por meio de um trabalho ético e humanizado”, concluiu.
Perfil - O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba em 02 de julho de 2014, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.