Notícias

Hospital Geral de Mamanguape abre farmácia satélite e otimiza atendimento

publicado: 24/01/2020 11h29, última modificação: 24/01/2020 11h29
1 | 2
2 | 2
Farmácia Satélite HGM (2).jpg
Farmácia Satélite HGM (1).jpg

O Hospital Geral de Mamanguape inaugurou esta semana uma farmácia satélite, localizada estrategicamente no setor de Urgência e Emergência da unidade de saúde. Desta forma, os medicamentos estarão estocados adequadamente no próprio setor de dispensação, o que proporciona uma otimização do trabalho das equipes, além de uma assistência ainda mais rápida e eficiente, funcionando initerruptamente.

Após alguns dias de atividade, a equipe responsável pelo controle e dispensação já percebeu uma economia considerável de tempo e custos, como explicou Daniel Gonçalves, diretor-geral do complexo hospitalar. “Estamos trabalhando com um sistema todo informatizado, então, assim que o medicamento é prescrito, ainda no consultório médico, a farmácia satélite já libera a quantidade exata, o que diminui o risco de desperdício e extravio”, afirmou.

Ao assumir este novo fluxo, as chances de uma medicação errada ser administrada também diminuem, como acrescentou o diretor-geral. “Nossa farmácia central continua funcionando, mas agora com foco no abastecimento das clínicas onde os pacientes estão internados. Com o novo fluxo, a farmácia já libera o kit individual identificado com o nome do paciente, contendo toda a medicação que ele necessitará ao longo do dia, o que gera maior segurança no processo de dispensação e administração”, completou.

O Hospital Geral de Mamanguape conta atualmente com 70 leitos, e presta atendimento de urgência e emergência, oferecendo aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Mais de 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que assiste aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.