Notícias
Hospital Edson Ramalho zera fila de espera por cirurgias de laqueadura e vasectomia
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em João Pessoa, ampliou as ações do Programa de Planejamento Familiar e realizou 45 cirurgias de vasectomia e laqueadura em menos de 2 meses (de 1º de julho até o dia 23 deste mês), 73% a mais do que o número de procedimentos realizados no mesmo período de 2022. Com isso, a fila de espera de pacientes que aguardavam a realização dessas cirurgias foi zerada.
A iniciativa integra as ações do Governo da Paraíba voltadas para o aperfeiçoamento da assistência de saúde à população, com oferta de serviços que agilizem o atendimento aos pacientes, a exemplo do programa Opera Paraíba, que vem reduzindo o tempo de espera de pessoas por cirurgias eletivas em todo o estado.
“O Edson Ramalho é a grande referência do Planejamento Familiar da Paraíba. Aqui, realizamos cirurgias de vasectomias e laqueaduras tubárias. Desde maio, investimos na melhoria e ampliação deste serviço e, assim, conseguimos zerar a fila existente. É um serviço de demanda espontânea, onde as pessoas interessadas procuram o hospital e passam por uma entrevista, atendimento médico, atendimento psicossocial até realizar o procedimento”, explica o diretor hospitalar do Hospital do Servidor, Cícero Ludgero.
A paciente Carla Silva foi uma das pessoas beneficiadas pelo programa. Segundo ela, participar do Planejamento Familiar trouxe mais tranquilidade e segurança. “Acho isso ótimo, porque ajuda às pessoas a se planejarem. A laqueadura é muito boa, principalmente para quem, assim como eu, não quer mais ter filhos”, comemora Carla.
De acordo com a assistente social do Planejamento Familiar, Patrícia Fernandes, a iniciativa faz parte das ações humanizadas e inclusivas do Hospital. “A laqueadura e a vasectomia são cirurgias diferentes em complexidade e necessidades. Por isso, temos uma equipe completa para acompanhar todos os processos das mulheres e homens, desde a triagem até a alta hospitalar. É uma iniciativa acessível para todos”, reforça Patrícia.
Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Estratégia Global para mulheres, crianças e adolescentes 2016-2030, lançada pela organização.
Como se beneficiar
O trabalho do planejamento familiar é feito por demanda espontânea. Os atendimentos são realizados sempre nas quartas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde. Para tanto, as pessoas interessadas devem se dirigir até a recepção principal, munidas de cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, e informar que deseja participar do programa.
Após um primeiro contato com a equipe, os interessados assistem a uma palestra sobre os procedimentos de vasectomia e laqueadura. Antes de serem encaminhadas para a cirurgia, as pessoas passam, ainda, por uma consulta multidisciplinar com alguns profissionais e realizam alguns exames necessários. O tempo entre o primeiro contato e a marcação da cirurgia varia de acordo com a entrega dos exames e documento por parte dos interessados.