Notícias

Hospital Edson Ramalho preparado para possível aumento de atendimentos no feriadão de Carnaval

publicado: 07/02/2024 18h24, última modificação: 07/02/2024 18h31
1 | 3
2 | 3
3 | 3
IMG_9728.jpg
IMG_9722.jpg
IMG_9736.jpg

Os serviços de urgência e emergência do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação PB Saúde, estão preparados para um eventual aumento de demandas no feriadão do Carnaval, a exemplo do que ocorreu no mês de janeiro.

Dados do HSGER apontam que houve um pequeno aumento no número de atendimentos de janeiro de 2024 em relação ao mês de dezembro do ano passado. Do dia 1º até o dia 31, foram realizados 2.665 atendimentos, resultado 3,1% maior em comparação ao mês anterior. Segundo o diretor geral, Cicero Ludgero, para o início de fevereiro, que esse ano coincide com o período dos festejos carnavalescos, a unidade hospitalar está preparada para outro eventual aumento das demandas de urgência e emergência que tendem a aparecer.

A coordenadora do setor de Urgência do HSGER, Fernanda Alves, pontuou que para uma assistência segura, é de suma importância que a população esteja ciente de quando buscar o atendimento, considerando o perfil da unidade hospitalar.

“Por termos uma localização privilegiada na área central de João Pessoa, e por sermos um hospital público, de porta aberta, é comum que as pessoas que apresentem algum mal-estar busquem a unidade, mas reforçamos que a depender do atendimento é aconselhável que seja realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Isso traz agilidade no tratamento específico e evita filas desnecessárias, assim como uma possível superlotação nos serviços de saúde”, destacou.

No que diz respeito aos casos que podem ser considerados apropriados para a procura direta pelos serviços de Urgência do HSGER, a coordenadora citou alguns exemplos. “Nossos serviços registram muitos casos de pessoas com fortes dores no peito; palpitações, muita dificuldade em respirar, picadas de animais peçonhentos, febre acima de 39ºC, entre outros”, pontuou Fernanda Alves.

O HSGER é estratégico para a rede estadual de atenção às urgências. A unidade gerida pela PB Saúde também é referência para as demandas das especialidades da Urologia, Obstetrícia, Mastologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, clínicas gerais e exames de imagens, com funcionamento 24h por dia.