Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza treinamento com estagiários

publicado: 25/08/2020 15h19, última modificação: 25/08/2020 15h19
treinamento (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está realizando treinamentos com os estudantes que precisam voltar a fazer estágios na instituição, tendo em vista o retorno gradativo deste serviço seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pela Secretaria de Estado da Saúde dentro do plano Novo Normal Paraíba, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela Covid-19.

A primeira fase do retorno começou neste mês de agosto, com disponibilidade de 1/3 das vagas apenas para estudantes que já cursaram todas as disciplinas teóricas. Dessa forma, os cursos que apresentam sua duração total de quatro anos poderão realizar os estágios para os que estejam cursando os 7º e 8º períodos, para os cursos de cinco anos poderão ser realizados pelos estudantes dos 9º e 10º períodos e para Medicina serão abertas vagas para o último ano de internato, 11º e 12º períodos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente – NEP, Efigênia Linho, foi criado um protocolo para a realização dos estágios durante a pandemia do Novo Coronavírus. “É de responsabilidade do NEP a orientação e monitoramento/fiscalização quanto à utilização adequada dos espaços no serviço, bem como as orientações de convívio e distanciamento. Além do controle de acesso dos estudantes e preceptores, que sempre deve ter a anuência e controle do núcleo”, explicou.

Efigênia ressaltou ainda que o NEP realizada os treinamentos em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, considerando as condutas e fluxo realizado no serviço, bem como da rotina, particularidades, e individualidade de cada setor da unidade de saúde. “São abordados com os alunos: Paramentação e Desparamentação, uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, cuidados necessários em ambiente hospitalar em tempo de pandemia, direito e deveres, responsabilidade social, entre outros”, frisou.

Em tempos de pandemia, as lavagens das mãos tornou-se parte essencial da rotina de todos, aproveitando este momento de integração dos estudantes, a coordenadora de enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Ana Brandão, realizou uma palestra teórica e prática sobre este e outros assuntos. “Explicamos sobre os protocolos da CCIH e as ações que temos que realizar no hospital como as lavagens das mãos, a paramentação e desparamentação, como deve ser feita, a sua sequência. Além disto, foi citada a Norma Regulamentadora NR32, que são proibidos uso de adornos, jalecos fora do hospital e, por fim, concluímos sobre a segregação do lixo”, ressaltou. 

Ana Brandão explicou que estes momentos de integração são muito importantes. “Normalmente, os estagiários chegam leigos e esta oportunidade é fantástica de ensiná-los. Além disto, falamos da importância deles amarem este hospital, porque aqui não só existem paredes e sim muitas vidas. Esperamos que eles amem suas profissões e se chegaram até aqui é porque têm uma missão para seguir”, concluiu.