Hospital de Trauma de João Pessoa realiza mais de 6 mil atendimentos em abril

publicado: 09/05/2019 10h13, última modificação: 09/05/2019 10h13

- Foto: Secom-PB

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou, no mês de abril, 6.433 atendimentos e 415 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidades.

Para o diretor geral da unidade de saúde, Leonardo Leite, esses números refletem o dia a dia da instituição. “Diariamente, buscamos um atendimento com qualidade e mais humanizado, isso é perceptível no contato com os pacientes, acompanhantes e colaboradores. Esta é a certeza que estamos trilhando o caminho certo e sem sombra de dúvidas, o maior beneficiado é o paciente”, frisou.

Segundo o Núcleo da Qualidade da instituição, queda foi o principal motivo de atendimento na unidade hospitalar com 1.136, seguido de corpo estranho (604), acidente de moto (601), trauma (307). Já as demais ocorrências, 3.887 no total, foram por motivos diversos, tais como: Acidente Vascular Cerebral, agressão física, pancada, queimadura, arma de fogo, arma branca, afogamento, entre outros.

Os homens representaram a maioria dos atendimentos de urgência e emergência com 3.887, enquanto as mulheres foram 2.546. Além disso, 1.021 pacientes atendidos foram encaminhados por outras unidades de saúde, o que demonstra que 16% da demanda do Hospital de Trauma é direcionada para atender a rede estadual.

Para Karla Aparecida Lins - que acompanha o filho de 5 anos na Pediatria - o atendimento do Trauma é muito bom. “Fico muito grata pelo atendimento realizado aqui. Meu filho está recebendo todos os cuidados necessários para sua recuperação. Vocês estão de parabéns pelo excelente serviço prestado à população”, concluiu.

Em 2018, a unidade recebeu a certificação de Acreditado Pleno – ONA 2, concedida a instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Perfil - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidades, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.