Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa inicia campanha Outubro Rosa

publicado: 03/10/2019 10h40, última modificação: 03/10/2019 10h41
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
20191001_162554.jpg
campanha_trauma.jpg
20191001_161710.jpg
20191001_160238.jpg

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 3,5% dos casos de câncer de mama são descobertos na fase inicial e quando isso acontece as chances de cura podem chegar a 95%. O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou a campanha Outubro Rosa distribuindo, nessa quarta-feira (2), laços para os funcionários da instituição. Além disso, preparou uma programação especial para discutir a importância da prevenção e da identificação precoce da doença.

A unidade de saúde vai realizar o Dia D da campanha em 23 de outubro. Na ocasião, haverá apresentação em todos os setores de um protótipo de mama, que servirá para mostrar às mulheres alterações nos seios. O objetivo é ajudar a identificar precocemente os casos de câncer de mama, ampliando a possibilidade de cura.

A programação também inclui momentos de relaxamento e beleza para as mulheres. Os estagiários de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau vão realizar massagens nas colaboradoras, promovendo um dia bem aconchegante. As funcionárias vão ter ainda a oportunidade de receber limpeza de pele e maquiagem.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estágio e Capacitação, Efigênia Lino, é fundamental aderir ao Outubro Rosa. “Com a adesão, a unidade de saúde demonstra o comprometimento da instituição e o cuidado que tem com as mulheres que integram o corpo de funcionários”, ressaltou.

Um dos grandes diferenciais este ano foi a quantidade de homens que quiseram colocar o laço e falar sobre o câncer de mama. Um deles foi o assistente administrativo da instituição, Uguaraci de Souza, que enfatizou a importância de se quebrar esse tabu. “Essa é uma realidade muito abrangente em nossa sociedade. Não podemos nos omitir. Sou marido e pai de mulheres e sempre as incentivo a realizarem o autoexame. Usando o lacinho espero quebrar paradigma da classe masculina e ajudar nesta divulgação tão importante de prevenção ao câncer de mama”, frisou.

Para a auxiliar administrativa Edlanny Gomes, o mês de outubro serve para compartilhar informação. “É a oportunidade de lembrarmos dos exames anuais, reforçar a prevenção e propagar a informação em qualquer lugar que formos. É gratificante ver as colegas de trabalho com um sorriso estampado me parando nos corredores pedindo o laço rosa”, concluiu.