Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa divulga balanço de atendimento do final de semana

publicado: 25/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 10h18

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o final de semana 477 atendimentos, uma média de sete pacientes por hora.  Neste período, a unidade de saúde atendeu 242 casos de alta e média complexidade e realizou 39 cirurgias.  O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da sexta-feira (22) até as primeiras horas desta segunda- feira (25).

Acidentes envolvendo motos (95), quedas (85), queimaduras (28), se destacaram na unidade de saúde. Outros casos de emergência foram acidentes com automóvel (20), agressão física (17), atropelamento (7), arma de fogo (6), arma branca (5), acidente de bicicleta (5). As demais ocorrências foram clínicas com destaques para corpo estranho (43), AVC (28), trauma (17), e pancada (17).

Em relação aos festejos juninos, destacamos que houve um aumento de 55% nos casos de queimaduras, em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram 18 atendimentos, já em 2018 tivemos 28 vítimas deste incidente. Das entradas na unidade hospitalar (13) foram por fogos de artifício, sendo sete crianças e seis adultos que receberam atendimentos e logo foram liberados.  Os outros casos foram (sete) por queimadura por líquido em alta temperatura, (três) queimaduras por fogo, os demais devido a outros motivos.

Perfil - O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.