Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa disponibiliza fisioterapia fora do leito para pacientes idosos

publicado: 28/03/2023 10h29, última modificação: 28/03/2023 10h29

O setor de Fisioterapia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, passou a adotar práticas externas para pacientes do Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI). A ação inclui exercícios fora do leito, além do banho de sol e pequenas caminhadas dentro do complexo hospitalar.

Segundo o diretor-geral, Laecio Bragante, é preciso enxergar o usuário em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais, para além do leito da instituição. “Os usuários são monitorados e recebem total apoio dos fisioterapeutas e da equipe multidisciplinar. Antes de levarmos o paciente para o ambiente externo, verificamos o clima, todo o equipamento necessário para sua saída, além de contarmos sempre com a opinião da família do enfermo”, explicou.

O fisioterapeuta Alecssandro Barbosa esclareceu que, para poder participar do programa, o paciente precisa ser liberado pelo médico e fisioterapeuta, já que precisará da ajuda do acompanhante. “Ao iniciar a fisioterapia fora do leito, primeiramente deve ser feito com que o paciente se sinta realmente acolhido e respeitado. Após cumprir os protocolos formais, é a vez de escutar o que o paciente tem a dizer. O próximo passo é esclarecer e orientar sobre a saída do leito e os profissionais que também estarão envolvidos no processo de reabilitação e/ou de cuidados clínicos”, frisou.

Elaine Morais, coordenadora de Enfermagem do CAATI, explicou que o banho de sol revigora o paciente, promove novo ânimo para continuar o tratamento, além de ser um momento de descontração. “A luz solar traz benefícios físicos e psicológicos no enfrentamento da hospitalização ao melhorar os níveis de serotonina [hormônio do humor], a produção de melatonina [hormônio da regulação do sono] e auxiliar nas funções cognitivas e cicatrização de feridas, e fortalece o sistema imunológico”, relatou.

CAATI – O Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso funciona 24h e conta com uma equipe multidisciplinar. O setor, que é o único centro especializado para essa faixa etária no Norte e Nordeste, possui 30 leitos, sendo 22 de enfermarias e oito de semi-intensiva.