Notícias

Hospital de Trauma de Campina realiza captação de órgãos para transplantes

publicado: 01/11/2019 09h47, última modificação: 01/11/2019 09h47

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realiza, nesta sexta-feira (1º), a captação de vários órgãos para transplante. Serão doados córneas, coração, fígado e rins.

O paciente doador foi uma criança de 11 anos, morador da cidade de Alagoa Nova que teve uma hemorragia cerebral em decorrência de uma malformação arteriovenosa. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação de múltiplos órgãos.

No ano de 2019, a Paraíba já registrou vários transplantes de fígado, córneas e rins. Destacando que, há 10 anos, o estado não realizava transplante de coração, mas, hoje conta com equipe para transplante de coração e já foram realizadas duas captações desse órgão, um receptor foi de Pernambuco e o outro receptor foi do estado da Paraíba.

“Não podemos deixar de agradecer e prestar nossa solidariedade às famílias que autorizaram a doação. Sem esse tipo de atitude, outras vidas não seriam salvas”, destacou Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.