Hospital de Trauma de Campina Grande participa de simulação de incidentes no Parque do Povo

publicado: 17/05/2024 15h46, última modificação: 17/05/2024 15h46
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.34 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 08.49.07.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 08.56.48.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.31.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.33.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.34.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 10.04.35.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 12.42.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-17 at 12.42.59 (1).jpeg

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, em Campina Grande, participou nesta sexta-feira (17), no Parque do Povo, da simulação de incidentes com múltiplas vítimas organizada pelos órgãos de Segurança Pública da Paraíba. Além do Trauma – CG, participaram do treinamento o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

As equipes também já participaram do I Simpósio sobre Sistema de Comando em incidentes com Múltiplas Vítimas, que aconteceu nessa terça (14) e quarta-feira (15), e da audiência do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB).

O objetivo da simulação, realizada com o uso de ambulâncias, Resgate e Transporte Aeromédico, helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e profissionais, foi aprimorar o conhecimento em incidentes com múltiplas vítimas, para resgatar o maior número de acidentados e atendendo os pacientes de forma integrada e coordenada pelas instituições envolvidas no atendimento às urgências e emergências do município.

O resgate encenado no palco Parque do Povo, local onde ocorre a programação do São João de Campina Grande, incluiu o combate a um princípio de incêndio, busca e salvamento e contenção de pânico.

A equipe de Pronto Atendimento do hospital foi responsável por participar da recepção das pessoas socorridas (encenando ser as vítimas), em ambulâncias, por meio da aeronave do Grupamento Tático Aéreo e Resgate e Transporte Aeromédico. Durante o treinamento, a equipe foi avaliada pela interação com os equipamentos de urgência e emergência, pela conduta ao receber os acidentados, pelo comprometimento e aprimoramento das técnicas e pela avaliação dos conhecimentos adquiridos.

O tenente coronel Gilberto Felipe, comandante de Policiamento Regional I (CPR1), falou sobre a participação da Polícia Militar durante as festividades. “A Polícia Militar contribui naquilo que é pertinente, desde a segurança, controle de público, auxílio na evacuação e, assim, permitindo que o Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados às emergências possam dar fluidez ao socorro de vítimas em caso de sinistros”, destacou.

Ele ainda ressaltou a importância da realização do simulado antes do início dos festejos juninos. “É muito importante, porque demonstra a preocupação dos órgãos de segurança pública com a segurança e bem-estar das pessoas que vão participar da festa, garantindo tranquilidade”, disse.

O gerente assistencial do Trauma-CG, Rafael Heleno, falou da importância da realização do simulado antes do início do São João. Segundo ele, essa é uma oportunidade de treinar e capacitar as equipes para atuação em caso de grandes catástrofes.

Rafael Heleno, enfatizou ainda a estrutura do Posto Médico de Saúde, que está sendo montado pelo Trauma-CG, para atuar no Parque do Povo durante todos os dias de festa. “O posto médico de atendimento terá capacidade para atender 30 pacientes. O local está equipado para realizar desde os atendimentos mais básicos, como mal-estar, dor de cabeça, até os pacientes que sofrerem ferimentos graves. Aqueles que precisarem de cuidados avançados a gente contará com um leito de estabilização e quatro ambulâncias de transporte imediato com suporte avançado preparadas para levar a vítima para as unidades de referência”, adiantou.

O capitão Alisson Soares, subcomandante do Resgate e Transporte Aeromédico, informou que a aeronave utilizada se trata de uma UTI Aérea. “O nosso avião tem tudo que a gente tem em um hospital, todos os equipamentos numa UTI hospitalar, então, estaremos oferecendo um suporte avançado de vida para atendimentos mais distantes que necessitem de agilidade”, pontuou.

Sobre a simulação realizada na manhã desta sexta-feira (17), ele disse que “é de extrema importância, tendo em vista a quantidade de pessoas que reúne aqui no Maior São João do Mundo. Então, assim, é muito importante para todos. Equipes da Segurança, de Saúde, Bombeiros para gente ver o quanto cada um está preparado para um evento de grande magnitude”.

Para o coronel Jean Benício, comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o objetivo dessa atividade é de suma importância para todos os órgãos envolvidos. “Muito importante a gente participar desse evento com todas as instituições dos segmentos que fazem prevenção para que possa entender numa situação envolvendo múltiplas vítimas o que fazer”, disse.