Notícias
Hospital de Trauma de Campina Grande desenvolve plataforma virtual para monitorar casos de coronavírus
O Hospital de Trauma de Campina Grande e o Núcleo de Tecnologia Estratégica em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com uma equipe de infectologistas da Paraíba, estão desenvolvendo uma central de monitoramento virtual para casos do Covid-19.
Segundo a infectologista da unidade de saúde, Priscilla Sá, a central vai funcionar na Unidade 2 do Laboratório de Tecnologias 3D do Nutes, que está instalado no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde foi adaptado o centro para os infectologistas que puderem aderir ao projeto. “Disponibilizaremos a plataforma a todo e qualquer hospital, sem restrições”, afirmou.
A plataforma será acessada pelos médicos de linha de frente, em todos os hospitais do estado, e conta com telas intuitivas para registro de sintomas, evolução e tratamento realizado em cada doente. Um botão de pedido de suporte será acionado por eles, com um campo a ser preenchido caso queiram apoio quanto à condução do caso.
Com os dados disponibilizados por meio do acesso remoto, o infectologista poderá acompanhar a evolução do quadro de um maior número de pacientes, além de prestar auxílio a médicos de outras especialidades. “Os infectologistas do estado poderão acompanhar em tempo real a situação de pacientes internados e interagir com médicos responsáveis”, explicou o professor Paulo Barbosa, coordenador do Laboratório de Computação Biomédica do Nutes e líder da equipe de programadores envolvida no projeto.