Notícias

Hospital de Patos realiza 25 cirurgias e atende 168 pessoas no plantão do final de semana

publicado: 15/08/2022 16h28, última modificação: 15/08/2022 16h28

O plantão deste final de semana (12 a 14) na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou o atendimento de 168 pessoas e a realização de 25 cirurgias, sendo 16 delas de urgência. O hospital também atendeu 29 pessoas vítimas de sinistro de trânsito. Comparando os dados com os do final de semana anterior, a unidade registrou um aumento de 45% nos atendimentos de vítimas do trânsito e uma queda de 20% nos atendimentos a outras ocorrências. 

Dos 25 procedimentos cirúrgicos realizados entre as 18h da sexta-feira (12) até a meia-noite deste domingo (14), a maior parte foi de cirurgias vascular, com 13 casos, seguida de oncologia, com seis procedimentos. Houve ainda duas cirurgias gerais, mais duas ortopédicas, uma urológica e um exame de punção lombar (retirada de líquido da coluna).

O plantão de maior movimento foi o de domingo, quando 81 pessoas deram entrada na unidade, seguido do sábado, com outros 60 pacientes e das 18h à meia-noite da sexta-feira, mais 27 pessoas foram atendidas. 

Das 29 vítimas de sinistros de trânsito, a maioria foi de acidentados com motocicleta, num total de 24 ocorrências e cinco atropelamentos. A maior parte das vítimas era de Patos, num total de 14 pacientes, mas o hospital atendeu pessoas das cidades de Catingueira, Desterro, Malta, Paulista, Princesa Isabel, Santa Teresinha, São Bento, São José do Bonfim, São Mamede e Itaporanga. Dos acidentados, seis precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Na emergência, além dos casos envolvendo as vítimas de sinistros de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste período foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, contusão diversa/pancada, dor no peito, acidente com animal peçonhento ou raivoso, dor renal, dificuldade de respirar, entre outros motivos.