Hospital de Patos lança projeto de estímulo ao autocuidado de pacientes oncológicos assistidos pela unidade

publicado: 15/02/2024 17h09, última modificação: 15/02/2024 17h09
WhatsApp Image 2024-02-15 at 17.01.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-15 at 17.01.00.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-15 at 17.01.01.jpeg

O serviço de Psicologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, começou, na tarde dessa quarta-feira (14), a implantação de um projeto que busca valorizar o autocuidado em pacientes que estão em tratamento oncológico no Hospital do Bem. No primeiro dia de ação do projeto, cinco pacientes tiveram seus cabelos cortados e barbas feitas, gratuitamente, pelo barbeiro Jarbas Filho que vai, a partir de agora, todos os meses, atender os pacientes com essa iniciativa.

Com diagnóstico de câncer no intestino, o Sr. João Cordeiro da Silva, de Patos, faz tratamento no Hospital do Bem e foi um dos pacientes que se beneficiaram da ação de corte de cabelo e barba. “Foi uma ação boa demais. Estou me sentindo bem leve. Foi bom demais. Gostei muito”, disse ele. Em tratamento por causa de uma neoplasia com lesão invasiva, o Sr. Edinaldo de Araújo, da cidade de Serra Grande, também cortou o cabelo e fez a barba nesta quarta-feira. “Eu estou muito bem, mais leve, solto, me achando mais bonito, com melhor aparência. Foi ótimo. Muito agradecido ao hospital também por isso”, afirmou ele.

A coordenadora do setor de Psicologia do hospital, Clecia Silva, explica que a iniciativa busca estimular o autocuidado e também ampliar a rede de cuidados para o paciente. “A ideia é fortalecer a autoestima, despertar o resgate do autocuidado que muitas vezes é deixado de lado pelo paciente num momento de hospitalização e fazer com que nossos pacientes se sintam ainda mais bem cuidados”, explica ela, complementando que cuidar da aparência também é importante. “Ela é quem chama atenção das pessoas, num primeiro contato, através do olhar!”, reitera a psicóloga.

“É um sentimento de gratidão poder contribuir para aumentar a autoestima destas pessoas que enfrentam um momento delicado na vida e eu, como barbeiro, busco oferecer com meu trabalho uma melhor autoestima ao cliente e no Hospital do Bem, esse propósito é o mesmo, o que muda é que, ao invés de clientes, são pacientes, pessoas que eu posso ajudar com a minha profissão. Essa foi a primeira vez que fiz uma ação desse tipo e isso me impactou bastante. Logo que recebi o convite, não hesitei em aceitar. E depois desta primeira experiência, a importância da ação ficou ainda mais clara para mim e vou continuar”, disse Jarbas, proprietário da Retrô Barbearia.