Notícias
Hospital de Mamanguape alerta sobre perigo de queimaduras no período junino
Está aberta a temporada de fogueiras e fogos de artifícios do período junino em todo o Vale do Mamanguape. Pensando nisso, o Hospital Geral de Mamanguape orienta e alerta sobre os perigos das queimaduras. Os trabalhos de conscientização realizados nesse período no ano passado tiveram bons resultados, com números abaixo da média mensal. Das 94 queixas de acidente com queimaduras, apenas seis foram oriundas dessa temporada festiva, por usos de fogos e afins. A expectativa da instituição de saúde é melhorar ainda mais esses dados.
Para garantir que as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro sejam seguras, o diretor médico da unidade de saúde, Frederico Tácito, faz um alerta sobre os cuidados necessários a fim de evitar acidentes com queimaduras. “Em princípio, devemos redobrar os cuidados com as crianças e idosos neste período do ano. Devido às fogueiras e usos de fogos de artifícios os riscos de acidentes aumentam. Por isso, os adultos e responsáveis com esse público mais vulnerável devem ficar atentos”, destacou.
Ainda de acordo com o diretor médico, em caso de acidentes, deve-se procurar atendimento imediato. “Independente do grau da queimadura, a vítima deve ser imediatamente encaminhada ao pronto-socorro, apenas lavando a lesão com água. O atendimento na primeira hora após o trauma pode minimizar edemas e complicações.Não pode ser usado, de maneira alguma, produto no local da lesão, como: pasta de dente, manteiga, pó de café, folha de bananeira e açúcar. Esses produtos pioram o ferimento e atrapalham a cicatrização”, observou.
O Hospital Geral de Mamanguape atende urgências e emergências, 24 horas, beneficiando os moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Marcação, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú e Mataraca.