Notícias

Hospital de Coremas registra 16 atendimentos por crise nervosa no final de semana

publicado: 09/10/2023 18h08, última modificação: 09/10/2023 18h08

A urgência do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou a entrada de 16 casos de pacientes com crise nervosa no plantão que compreendeu a noite da sexta-feira (6) e a meia-noite deste domingo (8). Nos últimos quatro finais de semana, a unidade observou um número crescente de busca por atendimentos por casos desta natureza. Crise nervosa foi o terceiro maior motivo de procura por atendimento no último final de semana, ficando atrás de pacientes com dores (39) e com sintomas de síndrome gripal (17).  

Os plantões dos finais de semana anteriores confirmam o aumento de atendimentos deste tipo. Entre os dias 8 e 10 de setembro, o hospital registrou seis atendimentos por crise nervosa; de 15 a 17, foram 12 casos; no plantão dos dias 22 a 24 do mesmo mês, mais sete pacientes foram atendidos e; entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, 10 casos de pacientes com crise nervosa foram registrados no hospital. No total, foram 35 ocorrências. 

De acordo com a diretora-geral da unidade, Josielma Oliveira, sempre houve registros de pacientes com essa demanda, mas ultimamente os casos vêm avançando. “Não sabemos explicar a causa desse crescimento, mas observamos que esse tipo de assistência tem acontecido com mais regularidade e vem aumentando, principalmente nos finais de semana”, afirma. 

Ampliando a perspectiva para os atendimentos totais do final de semana, o Hospital de Coremas recebeu 135 pessoas na urgência no plantão do último final de semana. Foram 39 no plantão da sexta-feira (6), mais 49 no sábado (7) e outras 47 pessoas no domingo (8). Já no ambulatório médico da unidade foram atendidas, no mesmo período, 148 pessoas, sendo 46 na sexta-feira, 52 no sábado e outras 50 no domingo. Cinco pacientes precisaram ser internados para cuidados posteriores.